PUBLICIDADE

William Bonner pede desculpa por fala preconceituosa e cita 'ignorância'

Jornalista da Globo foi capacitista ao tentar descrever a confusão nas ruas após o resultado do 2º turno das eleições

9 nov 2022 - 08h33
(atualizado às 09h43)
Compartilhar
Exibir comentários
William Bonner, apresentador
William Bonner, apresentador
Foto: Globo

William Bonner chamou a atenção dos telespectadores ao fazer um pedido de desculpa ao vivo no Jornal Nacional após uma fala capacitista durante a cobertura do segundo turno das Eleições 2022 na Globo. O jornalista disse que "por ignorância" usou o palavra esquizofrenia de forma pejorativa.

"Alguns dias atrás, no domingo do segundo turno da eleição, eu, por ignorância, usei a palavra esquizofrenia como se fosse sinônimo para uma explicação confusa que eu tentei fazer. Felizmente, eu fui alertado para o erro. Essa reportagem é uma forma de me retratar pelo meu erro pessoal e também a nossa maneira de ajudar a combater a falta de informação", explicou o âncora do principal telejornal do País. 

A reportagem citada por William Bonner detalhou a luta de mais de 2,5 milhões de brasileiros contra a esquizofrenia. A doença afeta a capacidade de pensar, sentir e se comportar com clareza. Fala ou comportamento desorganizado e uma participação reduzida nas atividades cotidianas são sintomas. 

Apesar das críticas que recebeu pela fala preconceituosa, a iniciativa do jornalista da Globo foi elogiada nas redes sociais. “Muito importante essa retratação do Bonner a pessoas com esquizofrenia. Vemos centenas de pessoas usando deficiências e condições mentais para definir o comportamento de bolsonaristas. Isso não é crítica política, piada, menos ativismo. Isso é capacitismo, psicofobia”, escreveu a ativista Zennandra Fernandez no Twitter.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade