PUBLICIDADE

Rio: Renata Souza é a terceira mais votada para a Alerj; veja outras parlamentares negras eleitas

Talíria Petrone e Benedita da Silva alcançaram a reeleição para a Câmara Federal

3 out 2022 - 10h07
(atualizado às 10h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Renata Souza é eleita deputada estadual no Rio de Janeiro
Renata Souza é eleita deputada estadual no Rio de Janeiro
Foto: Imagem: Reprodução/Alerj / Alma Preta

Renata Souza (PSOL) foi a terceira candidata a deputada estadual mais votada no Rio de Janeiro, sendo eleita com mais de 170 mil votos. Já para a Câmara Federal, Talíria Petrone (PSOL) e Benedita da Silva (PT) foram reeleitas no estado. 

Em sua campanha eleitoral, Renata Souza apostou nas promessas de transformação da sociedade por meio da união e participação de mais mulheres na política. "Por isso, a melhor resposta para a violência será a eleição de uma mulher negra e favelada. A esperança vencerá o medo", disse a deputada eleita em sua página oficial. 

Já Talíria Petrone, reeleita deputada federal no Rio de Janeiro, se destacou na Câmara por realizar, junto à Comissão de Legislação Participativa (CLP), uma audiência pública sobre violência política contra mulheres negras, com a presença de ativistas, representantes de entidades que debatem gênero, raça e direitos humanos e pesquisadoras.

À Alma Preta Jornalismo, Talíria afirmou que neste segundo mandato segue lutando para garantir direitos às mulheres e à população negra. 

"Como mãe, também trago o desafio do reconhecimento de que nossa maternidade é política, da importância de garantir condições para que as mulheres mães possam estar em todos os espaços que quiserem, inclusive nos espaços da política", ressalta.

Benedita da Silva construiu sua vida pública envolvida nas lutas em favor das comunidades empobrecidas do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Ao ser eleita novamente deputada federal, em 2010, foi escolhida para ser a relatora da Proposta de Emenda Constitucional que ampliou os direitos trabalhistas das trabalhadoras domésticas, uma categoria com cerca de 7 milhões de pessoas. 

Outro destaque sobre a deputada reeleita é que Benedita é a única ex-governadora do Rio que não se envolveu em escândalos sobre corrupção e que resultaram em prisão ou afastamento do cargo.

Assim como Renata Souza, as candidatas Dani Balbi (PC do B), Verônica Lima (PT), Dani Monteiro do PSOL também foram eleitas deputadas estaduais no Rio de Janeiro.

Talíria Petrone: "Pra nascer um Brasil novo"

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade