Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pasta dos Povos Indígenas forma gabinete de crise para acompanhar conflitos na BA

Na última terça-feira, 17, dois indígenas foram mortos a tiros em Itabela

20 jan 2023 - 09h11
(atualizado às 09h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministra Sonia Guajajara revoga normativa que apoiava exploração ilegal de terras indígenas
Ministra Sonia Guajajara revoga normativa que apoiava exploração ilegal de terras indígenas
Foto: Reprodução Facebook

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, determinou a constituição de um Gabinete de Crise para acompanhar a situação de conflitos na região do extremo sul da Bahia, onde ocorreram nesta semana a morte de lideranças indígenas do povo Pataxó. A Portaria com a instituição do gabinete, que terá duração de 60 dias, está publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 19.

Na última terça-feira, 17, dois indígenas foram mortos a tiros em Itabela. "Perdemos dois jovens Pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação. A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado", postou a ministra no Twitter na quarta-feira, 18.

O Gabinete de Crise será composto pela ministra Guajajara e por representantes da secretaria-executiva da pasta, da secretaria de Direitos Territoriais Indígenas; do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas; Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Ainda serão convidados a compor o grupo um represente do Ministério da Justiça, do Governo do Estado da Bahia, da Defensoria Pública da União, do Ministério Público Federal, do Conselho Nacional de Direitos Humanos e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade