Lore Improta reage às acusações de apropriação cultural ao homenagear Chiclete com Banana em fantasia
Como tema do carnaval 2025, dançarina está referenciando canções emblemáticas do axé em comemoração aos 40 anos do ritmo
Lore Improta está homenageando canções que marcaram os 40 anos de história do axé com suas fantasias para o carnaval 2025. A dançarina de 31 anos, que também surgiu como abelha para homenagear a música Haja Amor, de Luiz Caldas, enfrentou críticas após look inspirado na banda Chiclete com Banana. Entre as acusações, estão as de apropriação cultural e apagamento da cultura negra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para a fantasia, a influencer apostou em um body rosa, uma espécie de colar voluptuoso que traz dezenas de 'bolas de chiclete' e um adereço na cabeça trazendo bananas.
À revista Quem, Lore reagiu às críticas e revelou não se arrepender da homenagem. Ela diz que cresceu consumindo axé, ritmo que inclusive foi importante para o início de sua carreira na dança. Lore salientou, ainda, que respeita a opinião de todas as pessoas.
"Sei muito da minha verdade. Estou muito tranquila com o que a gente se propôs a fazer que é comemorar o Axé Music. São 40 anos de Axé e eu, que venho desse berço, que danço Axé desde que me entendo por gente. Meu pai me apresentou esse ritmo e estou muito feliz", pontuou ela.
"Vem mais homenagens e não poderia deixar o Chiclete com Banana de fora. Então estou feliz com o ensaio. Estou na minha, tranquila, mas respeito a opinião de todo mundo", complementou a dançarina.
Desejando criar conexão com o público e reviver histórias marcantes de carnaval, ela já se inspirou em canções como Beija-Flor, do Timbalada e Eva, da Banda Eva, para outras fantasias nesse momento de pré-folia.
A dançarina se divide entre a capital baiana e o Rio de Janeiro no carnaval desse ano. Além de acompanhar o marido, Léo Santana, em seus blocos e de diversos compromissos na Bahia, ela também aparece como musa da Viradouro este ano.