O presidente palestino Yasser Arafat discutiu neste domingo em Doha com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a proposta francesa de envio de uma força de observadores das Nações Unidas aos territórios palestinos, segundo uma fonte diplomática."Sobre o pedido palestino de uma força de proteção, foi discutida a possibilidade de utilizar observadores, que seriam deslocados para a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, onde mais de 200 pessoas morreram em seis semanas nos confrontos entre palestinos e o exército israelense", acrescentou a mesma fonte.
Annan assiste em Doha, capital de Catar, à abertura da IX Cúpula da Organização da Conferência Islâmica (OCI). Arafat pediu na sexta-feira ao Conselho de Segurança da ONU a criação de uma força internacional no Oriente Médio para proteger os palestinos contra o exército israelense, mas seu porta-voz informou que o presidente da Autoridade Palestina poderia aceitar uma proposta francesa sobre o envio de observadores desarmados da ONU.
Arafat pediu o envio de uma força de dois mil observadores militares, pedido que teve a oposição dos EUA e de Israel. O embaixador dos Estados Unidos em Nova York, Richard Holbrooke, afirmou que o governo americano seria contra qualquer proposta que não tivesse o apoio de Israel.
A proposta francesa, que teve o apoio da Grã-Bretanha, prevê um número não determinado de observadores "armados apenas com máquinas fotográficas" para vigiar a situação e informar o secretário-geral da ONU e as autoridades palestinas e israelenses sobre eventuais confrontos.