Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Flórida fará desempate da eleição nos Estados Unidos

Quarta, 08 de novembro de 2000, 08h25min
Atualizado às 09h50
A primeira contagem de votos do estado da Flórida já foi encerrada, porém a lei norte-americana exige recontagem automática dos votos se a diferença entre os candidatos for menor que 5%. Por ter um grande colégio eleitoral, a Flórida será o estado responsável por definir o resultado da eleição do país, dando a presidência da república para George Bush ou Al Gore. A recontagem está prevista para encerrar no final da tarde desta quarta-feira.

O suspense vai durar até os últimos votos na eleição mais disputada dos últimos tempos nos Estados Unidos. O democrata Gore chegou a ligar para o candidato republicano Bush nesta madrugada reconhecendo a derrota, devido às projeções das redes de televisão. Porém, um surpreendente estreitamento da margem favorável a Bush na Flórida no final da contagem levou os democratas a retirarem o reconhecimento da derrota.

A secretaria do Estado da Flórida, Katherine Harris, comunicou que a margem que separa os adversários é de menos de 1,2 mil votos. Ed Kast, funcionário da Comissão Eleitoral da Flórida, indicou para a emissora de TV CNN que ainda faltam contar os votos enviados pelo correio, que em 1996, somaram cerca de 22 mil.

A situação modifica totalmente o cenário das eleições que já era da vitória de Bush. Quem vencer os 25 votos do Colégio Eleitoral do estado será o vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, mesmo que não tenha obtido a maior parte dos votos populares, já que no país quem elege o presidente não é o povo, e sim o colegiado. A tendência é que Bush ganhe a eleição em número de votos populares, mas ainda não se sabe quem será eleito pelo colégio eleitoral.

A Flórida é tradicionalmente um estado de comunidades de minorias. Os aposentados representam quase um terço do eleitorado local, a minoria mais poderosa do estado. Também são determinantes as minorias afro-americanas (12% dos eleitores) e judia (cerca de 5%), tradicionalmente democratas. A estas minorias, soma-se a de origem hispana (12% dos eleitores), e especialmente a comunidade cubano-norte-americana anti-comunista. Segundo os analistas, os cubano-norte-americanos, muito envolvidos nestas eleições, pretendem exercer um voto de castigo contra a administração democrata Clinton/Gore por causa do caso do garoto Elián, que foi devolvido pelo governo federal ao seu pai, vindo de Cuba.

Leia mais:
» CNN diz que Gore está na frente de Bush no voto popular
» Presidente alemão mantém suas felicitações a George W. Bush
» Jacques Chirac felicita o republicano George W. Bush
» TVs voltam a considerar indefinidas eleições nos EUA
» Gore se retrata da mensagem em que reconheceu derrota
» Republicanos conquistam maioria no Senado americano
» Republicanos mantêm maioria na Câmara dos Deputados
» Saiba tudo sobre as eleições nos EUA

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.