Atualizado às 2h55
Há poucos instantes, mergulhadores noruegueses que trabalham no salvamento do submarino nuclear russo conseguiram abrir a escotilha de acesso do Kursk, naufragado no mar de Barents desde o dia 12.Até o momento, as equipes de resgate não souberam precisar se algum dos 118 tripulantes está vivo.
Os mergulhadores já voltaram à superfície para uma reunião que decidirá os rumos da operação de salvamento, segundo informações do chefe do serviço de imprensa da Frota do Norte, a marinha russa.
O vice-primeiro-ministro russo Ilia Klebanov deixou a entender, ontem, que um marinheiro poderia estar preso no compartimento que foi aberto.
"A próxima estapa consistirá em abrir a escotilha inferior do compartimento", o que permitiria penetrar ao interior do submarino, declarou o almirante Viatcheslav Popo, comandante da Frota do Norte, à televisão NTV.
"Penso que o compartimento está inundando", completou o almirante.
Por outro lado, a marinha russa desmintiu a informação dada anteriormente pela televisão NTV, dizendo que o minissubmarino britânico LR5 já teria entrado em atividade.
Leia mais:
» Rússia pede oficialmente intervenção britânica
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino