MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Aumenta pessimismo das equipes de socorro

Domingo, 20 de agosto de 2000, 10h39min
As equipes de resgate de britânicos e noruegueses lançaram neste domingo uma operação no mar de Barents, última tentativa para resgatar os eventuais sobreviventes entre os 118 tripulantes do submarino nuclear "Kursk", mas as dificuldades para que o aparelho britânico possa se acoplar contribuem para aumentar o pessimismo.

As deformações no casco do submarino podem impedir o acoplamento do minissubmarino britânico LR5, declarou domingo o vice-primeiro-ministro russo Ilia Klebanov ao ver as primeiras imagens captadas por câmaras de vídeo, informou a rede de televisão RTR.

As imagens mostraram que a escotilha, por onde a tripulação teria podido eventualmente ser retirada do submarino, está muito deformada para que outro apaelho possa fazer o acoplamento. Esta opinião foi confirmada por fontes norueguesas citadas pela Interfax.

Os mergulhadores que chegaram sábado à noite ao local da tragédia organizaram hoje bem cedo uma primeira descida até o casco do submarino nuclear afundado dia 12 de agosto a 108 m de profundidade. "Todas as esperanças estão depositadas, agora, numa operação manual efetuada por mergulhadores noruegueses com a ajuda de uma 'cápsula' submarina", um esforço que poderá ser empreendido ainda hoje, declarou Klebanov.

O ministro estimou também que o submarino havia sido inundado "talvez até um quinto ou sexto compartimento". A escotilha de socorro fica no nível do nono e último compartimento.

Segundo fontes britânicas as equipes de socorro sondaram o casco do submarino e chegaram à conclusão de que o "Kursk" estaba quase totalmente inundado. Neste domingo os socorristas tentarão abrir a escotilha do "Kursk". Aí ficam também os manômetros indicadores da pressão no interior,.

Se a pressão no interior dos compartimentos traseiros não ultrapassar duas ou três vezes a pressão atmosférica restará alguma esperança de encontrar sobreviventes.

Apesar de todas as dúvidas existentes sobre a possibilidade mínima de encontrar sobreviventes, o secretário britânico de Defesa, John Spellar informou domingo que os socorristas britânicos continuarão seus esforços mas que eles avaliarão minuciosamente a situação, antes de arriscar as próprias vidas.
Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.