MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Londres desmente qualquer choque com submarino britânico

Sábado, 19 de agosto de 2000, 14h17min
O ministério britânico da Defesa desmentiu hoje que um submarino britânico tenha causado a tragédia do Kursk, afirmando que nenhuma nave da Royal Navy estava na região, no momento do acidente. "Não havia nenhum submarino britânico na zona no momento do acidente", declarou um porta-voz do ministério.

A possibilidade foi levantada no porto de Murmansk (mar de Barents), pelo chefe de Estado maior da Frota do Norte, vice-almirante Mikhail Motsak. "Não excluimos a possibilidade de uma colisão com um submarino estrangeiro à cata de informações. Três submarinos realizavam essas operações. Pode ser um britânico, porque o local de acidente está numa zona onde a Inglaterra inspeciona com freqüência", afirmou ele durante uma entrevista à imprensa.

Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IIEE), a Royal Navy possui 12 submarinos, todos a propulsão nuclear: três lança-mísseis estratégicos (SSBN) de clase Vanguard e 12 de ataque (SNA) de classe Swiftsure (5) e Trafalgar (7).

Desde a semana passada, a marinha russa havia evocado a possibilidade de um choque entre o Kursk e um submergível estrangeiro, que teria avariado gravemente o casco e provocado o naufrágio do submarino russo. Esta hipótese não parece muito crível para os especialistas britânicos. "Este tipo de coisas não deveria ocorrer", afirmou Joanna Kidd, uma especialista em questões marítimas do IIEE. Os diferentes submarinos que navegam no mar de Barents "se vigiam mutuamente e um choque seria um enorme erro para ambos", acrescentou.

Leia mais:
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.