MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Submarino britânico é eficaz em situações delicadas

Sábado, 19 de agosto de 2000, 12h48min
O minissubmarino de resgate britânico LR5, que será empregado este sábado para tentar salvar a tripulação do "Kursk", encalhado no fundo do Mar de Barents, é particularmente eficaz em situações delicadas como a do submarino russo.

Segundo a proprietária do aparelho, a empresa de engenharia Rumic, o LR5, comparado freqüentemente a um "helicóptero", só que submarino, é o único capaz do mundo a se conectar com um submarino tombado, graças a uma espécie de escotilha circular. Há informações de que o "Kursk" apresenta uma inclinação de cerca de 60 graus, em meio a fortes correntes submarinas do Oceano Ártico.

De acordo com as autoridades russas, a escotilha do LR5 é compatível com as saídas de emergência do "Kursk". O LR5 pesa 21 toneladas, tem 10 metros de comprimento e é suficientemente compacto para poder ser transportado de avião. Foi utilizado com sucesso em várias oportunidades.

Após os fracassos das operações russas para acoplar-se ao "Kursk", este aparelho da Royal Navy constitui uma das últimas esperanças de salvação para os 118 marinheiros presos no submarino nuclear há uma semana.

O LR5 funciona com baterias elétricas, pode embarcar até 16 passageiros e leva 3 tripulantes. O aparelho "pode ser levado a qualquer momento a qualquer parte do mundo, mesmo quando o pedido for muito urgente", declarou o capitão-de-corveta Jerry Bernau, do Comando de Operações Navais de Faslane (Escócia), a cargo das operações de salvamento marítimo.

Bernau disse que a tripulação do LR5 "está bem treinada". Este minissubmarino está equipado com "braços" automáticos para retirar escombros e cortar metais. Também possui oxigênio suficiente para permitir que as pessoas a bordo sobrevivam durante quatro dias e meio.

Anteriormente, havia informações de que cada ida e volta ao fundo levaria entre três e quatro horas, de acordo com a força das correntes. As baterias elétricas do LR5 funcionam no máximo 10 horas e depois devem ser recarregadas no "Normand Pioneer", seu navio-base.

Durante a primeira viagem, serão transportados cilindros de oxigênio e aparelhos de filtragem do ar para que os tripulantes do "Kursk", se ainda estiverem vivos, possam esperar o momento da evacuação. O custo de construção do LR5 varia entre 8 e 12 milhões de dólares.

Leia mais:
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.