MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Marinha russa dá a entender que não há sobreviventes

Sábado, 19 de agosto de 2000, 10h18min
Atualizada às 11h45

O chefe do Estado-Maior da Frota Norte, Mikhail Motsak, divulgou este sábado novas informações sobre o "Kursk", naufragado a 108 metros de profundidade no Mar de Barents desde o sábado passado. Ele admitiu que o pior é "muito provável", na catástrofe do submarino Kursk, segundo a televisão estatal RTR. Motsak descreveu cenas de desespero no interior do submarino, que está provavelmente inundado. Estas informações vinham sendo mantidas em sigilo pelos russos desde quarta-feira, quando cessaram os sinais feitos pelos tripulantes através de batidas no casco.

Segundo algumas fontes militares, até cerca de 70% dos 118 tripulantes estariam na proa, a parte da embarcação mais danificada pelas explosões ou colisão seguida de explosões. Segundo Motsak, todos os marinheiros que se encontravam na proa "provavelmente morreram imediatamente". Em relação aos sobreviventes do acidente, que se encontravam na popa do submarino, Mostak disse que eles "batiam nas paredes para informar que elas já não eram herméticas, que entrava água e que pediam oxigênio". "É possível que o sistema de vedação tenha sofrido um problema na explosão. Ou que um tripulante tenha tentado sair do submarino, coisa que a princípio não estava prevista", disse.

"Agora passaremos à segunda etapa das operações de salvamento", que é "penetrar no interior do submarino para encontrá-los vivos ou mortos". "Nos veremos muito provavelmente obrigados a comprovar que nossos piores temores se realizaram", declarou o vice-almirante Mikhail Mostak, num depoimento dramático concedido à TV estatal RTR.

Para o chefe do Estado-Maior da Frota do Norte, o submarino "Kursk" "está provavelmente inundado em sua totalidade".

Leia mais:
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.