MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Oficiais russos consideram a opção de içar o submarino

Sexta, 18 de agosto de 2000, 01h13min
Atualizado às 1h35
Oficiais russos disseram que estão considerando a hipótese de içar os destroços do submarino Kursk na tentativa de resgatar os tripulantes presos na embarcação desde sábado, quando um acidente fez com que o submarino nuclear afundasse no mar de Barents (entre a Rússia e a Noruega

Oficiais russos disseram que estão considerando a hipótese de içar os destroços do submarino Kursk na tentativa de resgatar os tripulantes presos na embarcação desde sábado, quando um acidente fez com que o submarino nuclear afundasse no mar de Barents (entre a Rússia e a Noruega)

O plano foi revelado pouco depois da meia-noite (horário de Brasília) por um jornalisa
da televisão estatal russa que está acompanhando as investidas da marinha no local. O jornalista divulgou que as condições climáticas, que nos últimos dias estvam dificultando muito as operações de resgate, melhorou sensivelmente e permite operações mais eficientes.

Um alto oficial militar russo declarou que os 118 tripulantes a bordo do Kusk tem mais de duas semanas de suprimentos de oxigênio.

Por outro lado, a televisão russa RTR divulgou, diretamente de um dos navios de resgate, que alguns membros da tripulação morreram, segundo imgens do interior do submarino que ainda não foram divulgadas.

O primeiro-ministro russo disse que o plano de remover o submarino está sendo estudado por engenheiros da marinha, e ainda não foi divulgado como as equipes de resgate iriam içar o submarino. "Agora temos outros problemas, os profissionais envolvidos no resgate estão exaustos. Somente na madrugada de quarta-feira tentamos acoplar um sino de resgate ao submarino, mas todos os esforços fracassara. Nossos homens não pararam de trabalhar desde o início das operações", completou o primeiro-ministro.

Comentando o suposto filme produzido pela emissora RTR, o jornalista que acompanha o resgate afirma que o Kursk sofreu graves avarias em sua parte frontal. "Com uma abertura na estrutura do submarino, a água invadiu a parte frontal da embarcação e rapidamente chegou ao centro de comando, destruindo tudo rapidamente."

As informações são da CNN.

Leia mais:

» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.