As escotilhas do Kursk, o submarino nuclear russo bloqueado desde sábado passado no fundo do mar de Barents, são compatíveis com a escotilha do veículo de socorro britânico LR5 que está sendo enviado para o local do acidente. A revelação foi feita esta noite por um membro da equipe de socorro britânica.
O comandante Alan Hoskins declarou à BBC que a Rússia garantiu a equipe britânica que as escotilhas são compatíveis, o que viabiliza a missão para tentar salvar os 118 membros da tripulação do Kursk, pousado no fundo do mar a 108 metros da superfície. "Recebemos confirmação efetiva de que as escotilhas são compatíveis e isto nos tranquiliza muito (....) agora vamos fazer um esboço para garantir que tudo estará pronto e ensaiar a operação....", indicou Hoskins.
O LR5, descrito como uma espécie de "helicóptero submarino", está sendo transportado pelo navio norueguês Normand Pioneer e deve chegar ao local do acidente no início da tarde de sábado. » Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino