As potências ocidentais sabiam que era apenas uma questão de tempo antes que um submarino nuclear russo apresentasse sérios problemas, mas não chamaram a atenção do governo de Moscou para os riscos, disse na quinta-feira um especialista alemão de política internacional. "Não há dúvidas de que os recursos insuficientes que o governo russo dedica para as Forças Armadas estão entre as principais causas desta situação catastrófica", disse Karl Lamers.
O cristão-democrata Lamers, um conselheiro do ex-chanceler Helmut Kohl, disse que os EUA e a Noruega já haviam comentado várias vezes sobre o que ele chama de "bomba-relógio" no mar, por causa do estado deplorável da frota russa.
"Serão necessários esforços ainda maiores do que os já feitos para eliminar esse perigo", disse Lamers à InfoRadio Berlim.
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino