Os britânicos enviados para socorrer a tripulação do submarino russo preso no fundo do mar de Barents deixarão que Moscou decida o melhor modo de utilizar o veículo de salvamento LR5 enviado à região, declarou um porta-voz da Marinha britânica.
O comandante Mike Finney revelou à BBC que a equipe britânica de 27 homens levará "idéias novas" para solucionar a crise, além do sofisticado minissubmarino de resgate.
Os britânicos deixarão para os russos a iniciativa das operações para tentar salvar os sobreviventes da tripulação de 118 pessoas do submarino Kursk, declarou Finney, que já comandou um submarino. "Estaremos ajudando em seu plano de salvamento. É preciso que haja apenas um comando que coordene os esforços".
O LR5, que é capaz de resgatar 16 pessoas em cada mergulho, é operado por três tripulantes. O minissubmarino foi enviado hoje, de avião, para a cidade norueguesa de Trondheim. De Trondheim, o LR5 será levado de navio para a região do resgate, onde deverá chegar só no próximo sábado, segundo o ministério britânico da Defesa.» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação
» Confira as fotos e a descrição do submarino