A equipe de ajuda britânica, que está a bordo de um mini-submarino destacado para ajudar no resgate de um submarino russo afundado no mar de Barents, fez uma parada hoje na Noruega. "Ele acaba de pousar no aeroporto de Vaernes, em Trondheim", disse o tenente-coronel Roy Groetheim. "Mas eles não descarregaram o equipamento. Eles estão pensando em levá-lo para um aeroporto mais ao norte".
Segundo o plano original, a equipe seria transportada de barco de Trondheim, que fica no meio do território norueguês, para a Rússia - uma viagem que poderia demorar dois ou três dias. Outros três aviões de transportes Hercules deveriam pousar em Throndheim.
Oficiais britânicos disseram que a aeronave que aterrissou, adequada para o transporte de material pesado, estava transportando um submarino de resgate, uma equipe de 20 pessoas e um veículo equipado com controle remoto para objetivos de rastreamento.
A Rússia aceitou hoje finalmente a ajuda externa, numa tentativa desesperada de salvar os 118 marinheiros presos a bordo de um submarino nuclear que afundou no do mar de Barents no domingo.
As esperanças de que eles estejam vivos diminuíram hoje, depois que o vice-ministro russo anunciou que eles não estavam mais emitindo sinais de vida.
Saiba mais sobre o acidente:
» Principais notícias sobre o submarino nuclear russo
» Principais acidentes de submarinos nucleares
» Brasil prepara submarino nuclear
» Veja a animação