O candidato conservador à presidência do México, Vicente Fox, entrará com um processo por calúnia e difamação contra seus dois principais rivais no último dia de campanha antes das eleições gerais de domingo. Fontes da Aliança pela Mudança, pela qual Fox é candidato, confirmaram nesta terça-feira (27) que o empresário entrará na Justiça contra Francisco Labastida, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que detém o poder, e contra Cuauhtémoc Cárdenas, de uma coalizão de cinco partidos de centro-esquerda.
Juan Ignacio Zavala, porta-voz do Partido de Ação Nacional (PAN), ao qual pertence Fox, disse à Reuters que a ação será entregue formalmente na quarta-feira na Procuradoria Geral da República (PRG).
Fox, de 57 anos e apontado pelas pesquisas como o opositor com maiores chances de vitória, anunciou pessoalmente o processo em resposta a acusações de financiamento ilegal de campanha.
A briga judicial iniciada por Fox coincide com o encerramento de uma agitada campanha eleitoral na qual estão engalfinhados 11 partidos políticos.
As 11 forças, sete aglutinadas em duas alianças opositoras, disputarão no domingo com cinco candidatos a presidência do país, que tem 97,4 milhões de habitantes (58,7 milhões de eleitores) e 628 cargos no Congresso Nacional.