Moradores da ilha turística de Miayakejima no Japão evacuaram centros urbanos nesta terça-feira (horário local) por temores que um vulcão possa entrar em erupção, disseram autoridades. A polícia encontrou rachaduras em estradas e um avião militar equipado com sensores de calor super sensíveis detectou aumento da temperatura na superfície do vulcão, disse a mídia local. Cerca de 2,3 mil pessoas, quase 50% da população na ilha, passaram a noite em escolas e ginásios.
Autoridades disseram nesta seguda-feira (26) que o principal fluxo de lava deve ser liberado em uma erupção que pode ocorrer a qualquer momento no Monte Oyama, de 814 metros. A avaliação levou em consideração o aumento da frequência do número de tremores que está atingindo a região.
Miyakejima é uma da cadeia de sete ilhas ao sul de Tóquio. Ela é uma popular ponto de destino para os turistas de fim de semana de Tóquio.
O Monte Oyama entrou em erupção pela última vez em 1983, destruindo 400 casas, todas as florestas próximas e um lago. "As pessoas não estão em pânico porque elas já viram isso acontecer antes", disse na segunda-feira o prefeito da vila de Miyake, Naoyuki Hirose.
Vulcanólogos disseram que é improvável que a erupção seja violenta. A esperança é que o Oyama sofra uma erupção na forma de um grande fluxo de lava.