MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Vulcão ameaça entrar em erupção no Japão
Mudança na cor da água na ilha de Miayakejima indica uma possível erupção (Reuters)

Segunda, 26 de junho de 2000, 22h49min
Moradores da ilha turística de Miayakejima no Japão evacuaram centros urbanos nesta terça-feira (horário local) por temores que um vulcão possa entrar em erupção, disseram autoridades.

A polícia encontrou rachaduras em estradas e um avião militar equipado com sensores de calor super sensíveis detectou aumento da temperatura na superfície do vulcão, disse a mídia local. Cerca de 2,3 mil pessoas, quase 50% da população na ilha, passaram a noite em escolas e ginásios.

Autoridades disseram nesta seguda-feira (26) que o principal fluxo de lava deve ser liberado em uma erupção que pode ocorrer a qualquer momento no Monte Oyama, de 814 metros. A avaliação levou em consideração o aumento da frequência do número de tremores que está atingindo a região.

Miyakejima é uma da cadeia de sete ilhas ao sul de Tóquio. Ela é uma popular ponto de destino para os turistas de fim de semana de Tóquio.

O Monte Oyama entrou em erupção pela última vez em 1983, destruindo 400 casas, todas as florestas próximas e um lago. "As pessoas não estão em pânico porque elas já viram isso acontecer antes", disse na segunda-feira o prefeito da vila de Miyake, Naoyuki Hirose.

Vulcanólogos disseram que é improvável que a erupção seja violenta. A esperança é que o Oyama sofra uma erupção na forma de um grande fluxo de lava.

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.