MUNDO
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Genoma decifrado valoriza área de biotecnologia

Segunda, 26 de junho de 2000, 11h51min
A publicação do primeiro esquema do genoma humano abre possibilidades econômicas importantes, especialmente para a indústria farmacêutica e biotecnológica, mas também para a sociedade no geral, com a potencial redução do custo dos tratamentos médicos.

"Em relação aos setores do mercado, os tratamentos provenientes da biotecnologia, que constituíam 0,5% das vendas no final dos anos 80, representam agora de 6 a 7%", explicou Gillian Woollett, vice-presidente da PhRMA, a associação americana de fabricação e pesquisa farmacêutica.

"O público verá aparecer novos medicamentos dentro de três a quatro anos e em dez aos será a forma dominante de terapia no mercado", considerou, por sua parte, o dr. William Haseltine, diretor do Human Genoma Sciences, uma das sociedades pioneiras do setor.

Haseltine destaca que a indústria farmacêutica se beneficia há vários anos dos progressos da genética e que agora, depois da publicação da seqüência genética humana, o leque de possibilidaes será maior.

"Os genes serão identificados mais rapidamente e novos tratamentos serão desenvolvidos mais rapidamente", confirmou Charles Craig, porta-voz da BIO, associação que reagrupa as empresas americanas de biotecnologia.

O número de terapias em desenvolvimento, derivadas da biotecnologia, passou de 81 em 1988 a 369 no ano 2000, segundo cifras da PhRMA. Atualmente, existem cerca de 65 terapias derivadas da biotecnologia no mercado, segundo os mesmos dados.

A pesquisa biotecnológica será "uma das prioridades" das grandes empresas como a American Home Products, que pretende investir "uma parte significativa" de seu orçamento de US$ 2 bilhões na biotecnologia.

Existem ainda divergências sobre os benefícios econômicos que se pode esperar destes produtos. Graças às seletividade da técnica genética, se pode acompanhar com maior precisão os processos de desenvolvimento de um medicamento e realizar esta operação de forma mais rápida e econômica, segundo alguns especialistas.

Mas outros consideram que, apesar de existirem muitas ferramentas de desenvolvimento no mercado, estas são onerosas, segundo Gillian Woolett.

O verdadeiro benefício econômico das terapias saídas das genética é potencial. "Se houver um meio de impedir o aparecimento do Mal de Alzheimer, mais do que ter um tratamento para suas vítimas, isto trará enormes benefícios econômicos para a sociedade no geral", afirma o dr. Haseltine.

Esta dimensão não é ignorada pelos investidores. As ações das empresas de biotecnologia sofreram recentemente altas e quedas jamais registradas nos mercados, de acordo com as esperanças e incertezas que pairam sobre suas perspectivas de crescimento.

O índice de valores da biotecnologia no mercado do Nasdaq progrediu de maneira comedida até o iníco de dezembro de 1999. Subiu, em seguida, mais de 140% até março passado, depois de uma série de anúncios sobre os avanços na leitura do genoma humano.

O índice caiu depois em quase 40%, mas espera-se que o anúncio da seqüência do genoma eleve os indicadores, segundo os analistas.

Leia mais
» Cientistas anunciam mapeamento do genoma humano
» O que muda na vida com a divulgação do genoma
» Conseqüências da divulgação do genoma na economia
» A ajuda do conhecimento do genoma para a medicina
» O código genético e a ética
» O genoma humano e a propriedade legal da descoberta
» Genoma humano pode ser consultado na Internet
» Geneticistas propõem debate de critérios éticos
» Clinton cita bebê Blair para exaltar projeto
» Celera não cobrará por mapa do DNA
» Brasil ocupa lugar de destaque em pesquisa genética
» Desenvolvimento de drogas a partir de genoma pode levar anos
» A quem pertencem os genes?
» Saiba tudo sobre o projeto Genoma

Copyright 2000 AFP

Volta

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.