fhh
MÚSICA
_ Rádio online
_ Videoclipes
_ Lançamentos
_ Especiais
_ Manguenius
_ Percpan
_ _
AVENTURA
Videoteca
_ Audioteca
_ Fotos 360º
_ _
DIVERSÃO
_ Entrevistas
_ Cabeção (jogo)
_ Taxi (novela)
_ CyberComix (quadrinhos)
_ _yy
CULTURA
_ Sebastião Salgado
_ Cidades Históricas
_ _
CARNAVAL 2000
_ Vídeos
_ Fotos
_ _
FÓRMULA 1
  Autódromo de
Interlagos
 
Real
Player
Windows Media
28K 28K
56K 56K
100K 100K

 

 
MARCHETARIA EM SÃO PAULO

Apesar de pouco conhecido, o artesanato de madeira na cidade de São Paulo, em particular a marchetaria, é reconhecido internacionalmente e merece a atenção de quem visita a metrópole.

A marchetaria é definida como a arte de incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, em obras de marcenaria, formando desenhos. Trata-se de uma técnica milenar, da qual se tem registro há mais de cinco mil anos.

Tiras de madeira são coladas e cortadas, compondo uma mistura de cores e texturas. O resultado disso pode ser usado para produzir pingentes, pequenas caixas de madeira decoradas ou até mesmo aplicado em obras maiores de marcenaria - mesas, cadeiras, etc - como enfeite. Existem três processos de produção: utilizando folhas, lâminas ou blocos maciços de madeira.

Os artesãos urbanos tiram proveito da imensa quantidade de lixo produzido em São Paulo - 9 mil toneladas por dia - para encontrar as sobras de madeira que usam como matéria prima.

A feira da Praça da República (hoje chamada de Republicadas Artes), no centro da cidade, é um dos mais tradicionais pontos de comércio de artesanato na cidade, funciona aos domingos e é uma boa opção para conhecer o trabalho destes artesãos. Peças de madeira também podem ser encontradas em bazares ou em lojas sofisticadas de decoração nos bairros nobres de São Paulo.

Em junho de 2000 foi inaugurado o Museu Florestal Octávio Vecchi, no Horto Florestal. Com um acervo composto por móveis, o museu oferece ao turista a possibilidade de conhecer melhor o uso e a variedade de madeiras no Estado de São Paulo. Lá estão expostos trabalhos em carpintaria, marcenaria e marchetaria, além de 77 espécies de madeira.

Como chegar :

Avião: Aerolineas Argentina, Aeromexico, Air France, Alitália, American Airlines, British Airlines, Ibéria, Japan Airlines, KLM, Lan Chile, Loyd Aero Boliviano, Lufthansa, Pantanal Linhas Aéreas, Passaredo, Pluna, South African Airways, Swissair, Tam, Tap, Transbrasil, Varig, Vasp.

Ônibus: Todas as Capitais do Brasil possuem linhas diretas para São Paulo.

Onde ficar:

Renaissance
Al. Santos, 2233
Tel: 3069-2233/ fax: 3064-3344

Paulista Plaza
Al. Santos, 25
Tel: 3177-0400/ fax: 3177-0501

Regent Park
Tel: 3064-3666/ fax: 3064-7507

Onde ir :

Feira República das Artes: área coberta de 2.200 m2, 400 expositores de artesanato, pedras brasileiras, roupas e comidas típicas - Domingos das 7h às 17h
Av. Ipiranga em frente ao Hilton Hotel - Acesso Estação República do Metrô.

Benedito Calixto: feira ao ar livre com 300 expositores de antiguidades, artesanato e comidas típicas além de apresentações artísticas (chorinho, danças folclóricas e MPB) - Sábados das 9h às 19h - Praça Benedito Calixto, Pinheiros (entre as ruasTeodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde)

Museu Florestal Octávio Vecchi - tel:62318555
De 3ª a 6ª: das 9h/11:30h e das 13:30h/16h
Sábados: das 10h/16h
Parque Estadual Albert Loefgren (Horto Florestal)

Informações Turísticas:

Tel: 239-5822


Selecione o seu player
Windows Media Real Player

Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.