
Imagine que você pudesse escolher o seu namorado por meio de um minucioso processo de seleção, como acontece em grandes empresas. É claro que as relações humanas têm regras diferentes das existentes no mundo corporativo, mas conhecer as técnicas de entrevista utilizadas por headhunters pode ajudar você a otimizar o tempo gasto nas entrevistas com os candidatos a conquistar o seu coração.
O caçador de talentos Márcio Bamberg, consultor de recursos humanos e especialista em seleção de executivos, garante que isso é possível. Bamberg é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro e autor do livro Estourando a Ponte: Marketing como Instrumento de Valorização Pessoal e Profissional.
Confira as dicas do especialista:
Peça que o candidato se apresente de forma resumida
É a oportunidade para saber quantos namoros ele já teve, a duração de cada um, e, muito importante, o motivo pelo qual os relacionamentos terminaram. São pistas importantes para sacar se o candidato é um cara objetivo ou que enrola; estável ou aventureiro, romântico ou rústico.
Pergunte aonde ele se vê com você a curto, médio e longo prazos
Parece a pergunta que seu pai gostaria de fazer ao rapaz? Sim, com certeza, mas ir direto ao ponto ainda é a melhor maneira de avaliar as intenções do candidato. Observe se ele cruzará os braços ou irá gaguejar, que são sinais de nervosismo e resistência à ideia de se expor abertamente.
Peça que o candidato trace os objetivos que espera alcançar se for o escolhido
Coloque os pingos nos is: ele quer somente sexo, uma boa companhia para restaurantes e cinema, ou pretende apresentá-la à família? Veja se a resposta combina com o que você imagina dessa relação: uma amizade colorida ou um compromisso mais sério. Com as coisas claras de ambos os lados ninguém se machuca.
Avalie os principais diferenciais em relação a outros candidatos
Pergunte como ele se autoavalia em relação ao senso de humor, jogo de cintura para lidar com as oscilações de humor da parceira, a possibilidade de bancar certos mimos para a namorada, se tem paladar apurado para reconhecer os melhores vinhos, gosto musical compatível com o seu, e, finalmente, qual considera o melhor atributo físico. Saber do que ele se vangloria vai ajudar você a saber se é o que está procurando.
Finalmente, pergunte: "por que deveria namorá-lo?".
Se ele não se levantar e disser "foi um prazer conhecer você, boa sorte", é sinal de que está realmente interessado. A entrevista chegou ao fim. Dê uma chance ao rapaz e tempo ao tempo para se conhecerem melhor.