
Humanos se apaixonam, sentem ciúme e sonham com um amor para a vida toda. No mundo dos animais, o namoro também é sempre bem vindo, mas de um jeito bem diferente do que estamos acostumados. Quem idealiza romances no mundo animal pode até ficar desapontado, mas para cães e gatos a relação entre machos e fêmeas só tem um sentido: a procriação.
Não importa se casal de cachorros cresceu junto e divide o mesmo quintal. Para o seu pet, fidelidade e ciúme são sentimentos desconhecidos e – diferentemente de você - ele poderia passar a vida toda solteiro, como explica a veterinária Carla Alice Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Car. De acordo com ela, cães só sentem vontade de namorar quando estão próximos de cadelas no cio. Fora dessa situação, outras prioridades, como alimentar-se e brincar, falam mais alto.
"Já os gatos podem querer acasalar estando a fêmea no cio ou não", explica a veterinária. "Muitas vezes, o macho força o cruzamento e ela pode até ter a ovulação induzida no momento da cruza. Gatas que convivem com machos tendem a ficar mais vezes no cio."
Ainda que não sejam românticos como os humanos, os animais também são carinhosos e sabem demonstrar interesse. Na hora da conquista, eles lambem, se esfregam e cheiram o parceiro. Tudo isso, claro, não garante que o namoro vai dar certo e que o bichinho conquistador está livre de levar um fora.
Coincidência ou não, no mundo animal também os machos tomam a iniciativa mais frequentemente e, por isso mesmo, acabam sendo dispensados mais do que elas. Afinal, quem nunca viu uma cachorrinha na rua cercada por uma fila de cães? Mesmo não havendo ciúme, existe disputa. E muita. "No caso dos gatos, a fêmea realmente escolhe o macho. Por isso, pode ser que ela entre no cio e não queira o gato que a procura", afirma Carla.
A veterinária lembra, ainda, a quem pensa em colocar o pet para procriar que existe o momento certo de fazer isso. Para as cadelas, após os 18 meses e até os 6 anos. Para os cães, entre 8 meses e 9 anos. Já as gatas devem começar a vida sexual depois de completar 1 ano e é preciso respeitar o intervalo de pelo menos um cio de descanso antes de uma nova gestação.
É importante ficar atento à idade dos bichos de casa, mas não só nisso. Carla conta que não há problemas em fazer o cruzamento entre raças diferentes, desde que se faça isso tomando alguns cuidados. "O único perigo é colocar um macho muito grande com uma fêmea muito menor. Por exemplo, um pastor alemão com um poodle toy. Isso porque a fêmea pode gestar um filhote muito grande, o que dificultará o parto normal".
De resto, é saudável deixar seu animal se divertir. No dia 12 de junho, se tiver um casal só seu ou o seu bicho solteiro estiver azarando o pet dos vizinhos, dê uma forcinha: coloque dois potes de ração lado a lado e promova um encontro. Pode ser o começo de uma bonita ninhada.