Sete dicas para conservar as flores do Dia das Mães

sxc.hu
Crédito: sxc.hu

Não há mulher que resista a um buquê de rosas. Brancas, amarelas, vermelhas ou cor-de-rosa, não importa, elas são um clássico na hora de presentear.

Sabendo disso, boa parte dos filhos escolhe dar flores no Dia das Mães. E não apenas rosas. A florista Rebeca Kocubej sugere escolher tulipas e sapatinhos (orquídeas Paphiopedilum), as flores da estação, para sair do lugar comum e surpreender. Mas, claro, o tradicional também é sempre bem-vindo. "Com rosas não tem erro. Elas têm a cara das mamães", garante.

Não importa se você resolveu dar rosas ou tulipas, a verdade é que não é difícil agradar com flores. Mas vale lembrar que apesar de marcante e especial, esse é um presente que costuma durar pouco. Já no segundo dia muitas delas começam a perder o viço. Em poucos dias, murcharão até secar.

A florista Rebeca Kocubej ensina alguns truques para prolongar a vida das flores e, assim, fazer com que o presente de Dia das Mães faça elas felizes por muitos dias mais.

  1. Sempre utilize água limpa, trocando diariamente.
  2. Adicione apenas conservantes especializados na água. Eles podem ser encontrados em lojas de flores e plantas.
  3. Corte a base do caule em diagonal, todos os dias. Não mais que um centímetro de cada vez.
  4. Mantenha o vaso em local fresco e ventilado.
  5. Se optou dar tulipas, coloque algumas pedrinhas de gelo no vaso sempre que trocar a água.
  6. Não deixe flores retiradas da terra no Sol. A poda das raízes combinada com a exposição solar acelera a morte delas.
  7. Se deu flores em vasos, lembre a mamãe de não deixar água parada no prato. Isso atrai pernilongos e o mosquito da Dengue.