› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Tudo pelo hímen

Foto: EFE
Confira
» Tudo pelo hímen
» Nada mais que machismo
» Fanáticos da castidade
Há alguns meses, a jovem britânica Rosie Reid, uma londrina de 18 anos, leiloou sua virgindade na Internet para pagar a universidade e cobrou milhares de euros para perder uma condição que em outros lugares do planeta segue sendo pouco menos que sagrada e motivo de controvérsias.

A jovem pôs à venda sua virgindade em um conhecido lugar da grande rede da informação para arcar com os custos de sua carreira universitária e o vencedor do leilão, que conseguiu o privilégio de ser o primeiro, foi um engenheiro de 44 anos, divorciado e pai de duas filhas.

Como, quando, onde e com quem se iniciar no sexo não só é uma escolha pessoal de cada mulher, mas também uma decisão que costuma estar carregada de incertezas, medos e ansiedade.

Seja como for, o hímen – essa fina membrana vaginal, que se rompe quando ocorrem as primeiras penetrações – não é a única barreira relacionada com o "defloramento": há muitas, sobretudo de tipo religioso, cultural, étnico e geográfico.

O conceito da castidade feminina varia segundo o país: muitas sociedades a idealizam, outras a consideram machismo. A prática que o marido exiba o lençol manchado com sangue de sua esposa, como prova que seu hímen estava intacto e foi desgarrado, vigente em alguns palcos culturais restritos como certos grupos muçulmanos, egípcios, gregos, sicilianos, camponeses russos e estonianos, é só uma das formas de entender a virgindade que existem no mundo. Embora isto também não seja uma garantia de 100%.

Não é nenhum segredo que a virgindade de algumas namoradas na noite de bodas é artificial. Para alegria dos ginecologistas que conhecem o procedimento necessário, muitas mulheres jovens às vésperas de seu casamentos se submetem a uma pequena operação para apagar as pegadas de suas relações pré-matrimoniais.

Para alguns antropólogos, o conceito de virgindade é uma espécie de seguro para proteger a paternidade, a qual é uma condição do sistema de parentesco frágil, já que embora ninguém possa roubar da mulher sua condição de mãe, sempre há dúvida sobre a do pai, como demonstram as provas genéticas segundo as quais boa parte dos filhos não é de seus progenitores "oficiais".

Se existe mais de um candidato possível à paternidade, não se pode saber quem é o pai nem seus tios, primos ou avôs paternos, fazendo cambalear o sistema de parentesco "patrilinear" no qual se fundamenta todo o sistema de organização social vigente.

EFE

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade