Se você for diretora ou dona de uma empresa, ou quiser, de alguma forma, criar um ambiente de trabalho saudável e bem informado sobre a gravidade do assédio sexual, siga essas dicas:
Estabeleça uma diretriz contra o assédio Converse sde maneira clara com os funcionários. Dê exemplos concretos para definir o comportamento proibido. Crie um departamento de reclamação de funcionários, e faça dele o caminho para formalizar reclamações. Disponibilize aos funcionários várias formas para o envio da reclamação, por exemplo: estabeleça que não será necessário encaminhá-la através do supervisor imediato. Se ele for o molestador, é óbvio que a vítima não conseguirá fazer a denúncia.
Comunique-se Fale aos funcionários, fornecedores, clientes e outros parceiros de trabalho, as diretrizes da empresa com relação ao assunto, sempre de forma consistente. Deixe bem claro que qualquer reclamação recebida terá uma investigação objetiva.
Proteja Proíba, estritamente, qualquer vingança contra aqueles que apresentarem reclamações, e monitore pessoalmente tais situações, especialmente quando a reclamação envolver o supervisor direto do funcionário molestado.
Conselhos Junte um pessoal treinado para aconselhamento e discussão de possíveis casos de assédio e promova discussões e palestras sobre o assunto sempre que possível.
Você já foi vítima de assédio sexual ou conhece alguém que já passou por isso? Conte sua história no Fórum.