A arte de Richard Avedon em Nova York
Quinta-feira, 26 de setembro de 2002
Foto: Divulgação/PlanetPop
|
|
|
Em sentido horário: o fotógrafo e duas obras expostas em NY
|
Nova York ganha novamente uma grande retrospectiva de Richard Avedon, considerado um dos maiores fotógrafos norte-americanos. O Metropolitan Museum of Art abre neste fim de semana a exposição "Richard Avedon: Portraits", que mostra um bom panorama do mestre que inspirou o filme "Bonequinha de Luxo", com Audrey Hepburn, e que se tornou o preferido da lendária editora de moda Diana Vreeland, entre outras.
Além de ter marcado presença na época áurea da Harper’s Bazaar, Avedon, chamado carinhosamente de Dick nos EUA, também fez importantes registros sociais e polÃticos, incluindo retratos de lÃderes polÃticos e membros de movimentos estudantis. A lista de celebridades clicadas por ele é longa, incluindo nomes como Marilyn Monroe, Tina Turner, Annie Lennox e muitos outros.
Nos anos 60, Dick foi o primeiro a fotografar Andy Warhol e os membros da Factory (na série de retratos que nos anos 90 inspirou as campanhas tipo "heroÃna chique" da Calvin Klein). São deles também retratos clássicos como o da modelo Dovima com um elefante e o de Nastassja Kinsky enrolada em uma cobra. São igualmente marcantes as imagens de "pessoas comuns", incluindo garçonetes, motoristas e o criador de abelhas ao lado. As fotos são sempre realçadas por uma iluminação marcante, que destaca linhas de expressões e detalhes do rosto de cada personagem.
Nos últimos anos, ele ganhou várias retrospectivas (como "Evidence", no Whitney Museum, em 1994) e lançou diversos livros. Ele também faz trabalhos especiais para revistas como a Vogue e Vanity Fair – enquanto mantém um perfil discreto em Nova York, sempre evitando a imprensa. A mostra no Metropolitan, que vai ficar em cartaz até o dia 5 de janeiro, é uma das boas chances de se compreender a dimensão do talento de Dick.
 |
Guto Barra / Direto de NY
|