Moda Direto de NY
 boletim fale conosco  
 
Direto de NY
Chicks on Speed promovem manifesto contra a moda
Segunda-feira, 25 de novembro de 2002
Foto: Divulgação/PlanetPop
O trio em ação

“A rede H&M deveria ser ilegal.” “Vamos comprar as roupas deles, transformar em itens exclusivos, vender para lojas especializadas e esperar que eles copiem da gente.” As afirmações acima fazem parte do manifesto do trio alemão Chicks on Speed, que estão promovendo uma revolução fashion. Formado no fim dos anos 90 pela americana Melissa Logan, a alemã Kiki Moorse e a australiana Alex Murray-Leslie, o grupo já lançou vários discos por um selo fonográfico próprio, promoveu eventos artísticos, instalações e produziu roupas exclusivas.

A ironia maior está no último lançamento das meninas, o single “Fashion Rules!”, que tem a capa fotografada por ninguém menos que Karl Lagerfeld. “A música fala para as pessoas dizerem ‘dane-se as regras’”, diz Moorse. “Seja pão-duro e individual. A globalização está acabando com a criatividade na moda, só sobrou a H&M e a Banana Republic!”

Lagerfeld convidou as meninas para um evento da Chanel depois que elas copiaram uma bolsa para carregar laptops. O alemão ficou apaixonado pela atitude e a música das Chicks On Speed e resolveu participar do projeto “Fashion Rules!”. Adotadas pelo kaiser máximo da moda mainstream, elas também viraram trilha sonora das lojas da Prada – outro alvo das críticas do grupo.

O hype em torno do trio, que acaba de fazer uma turnê pelos Estados Unidos, é mais um sinal do quanto a moda está olhando para a música underground – e adotando rapidamente a atitude vinda da noite e dos clubes das regiões mais alternativas do Planeta. O problema é saber como as mesmas cenas vão conseguir manter sua credibilidade nas ruas ao serem associadas com o comercialismo da alta moda. Quem sai ganhando, claro, é o público, que acaba tendo mais acesso a alguns dos trabalhos mais criativos do momento.

Outros nomes, como Sophia Lamar, W.I.T. e Tobell Von Cartier também têm fortes raízes com a moda e o poderoso-chefão do movimento nos Estados Unidos, Larry Tee, relembra os tempos de "Supermodel of the World", de RuPaul, que ele escreveu, na faixas "Supermodel, Inc.", que fala das agruras da vida de modelo. "Ser top é um negócio sujo", diz a letra da música.

Guto Barra / Direto de NY

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade