Dupla polêmica de fotógrafos ganha exposição em NY
Sexta-feira, 23 de maio de 2003
Foto: Divulgação/PlanetPop
|
|
Fotógrafos comemoram bodas de prata
|
Uma das duplas de artistas mais aclamadas e ao mesmo tempo mal-compreendidas da França comemora 25 anos de carreira. Pierret e Gilles, conhecidos por retratos ultracoloridos freqüentemente definidos como kitsch, são as estrelas de uma exposição na Robert Miller Gallery, em Nova York.
São 45 imagens retratando as várias fases da dupla, que já fotografou nomes famosos como Catherine Deneuve, Nina Hagen, Boy George e Jean Paul Gaultier, além de astros pornôs e profissionais do sexo. As imagens produzidas por P&G são pintadas à mão e completadas com colagens ultracoloridas que têm como referência imagens religiosas, o folk mexicano e ilustrações fantásticas do inÃcio do século.
E qual a ligação deles com a moda? Além de ter fotografado Gaultier e produzido convites para os desfile de Thierry Mugler, nos anos 90, eles são inspiração direta de David LaChapelle, um dos mais aclamados fotógrafos americanos dos últimos anos (cuja técnica usa computadores).
Celebrando a filosofia descrita como "a idealização de um momento fixo", eles até hoje lutam para ganhar reconhecimento na arte. A exemplo do que também já aconteceu com Jeff Koons, Pierre e Gilles enfrentam crÃticas ao estilo kitsch e o caráter pop de seu trabalho. "Eurotrash" é a palavra favorita dos crÃticos. O público, no entanto, continua gostando.
A dupla, que já teve inúmeros livros lançados com seus trabalhos e um documentário sobre sua carreira, ganharam uma retrospectiva em Nova York em 2000 e agora voltam à cidade com a mostra que leva apenas o nome deles.
 |
Guto Barra / Direto de NY
|