Havaianas conquistam o mundo
Quinta-feira, 22 de agosto de 2002
Foto: Divulgação/PlanetPop
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As "legÃtimas" já foram copiadas até por grifes norte-americanas
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O Brasil ganhou a Copa do Mundo e, com isso, as Havaianas viraram mania nos Estados Unidos. Há alguns anos a marca vem investindo no mercado norte-americano e as sandálias que não têm cheiro e não soltam as tiras vinham aparecendo em lojas descoladas de Nova York e outras grandes cidades. Desde o verão de 2000, redes como a Old Navy e a Gap fizeram imitações que tiveram boas vendagens mas nunca emplacaram como as legÃtimas.
Até pouco tempo atrás, a Havaiana no pé (assim como as fitinhas do Senhor do Bonfim e os escapulários de Santo Antônio) era uma espécie de carteira de identidade que servia para identificar brasileiros morando/passeando nos Estados Unidos. Longas conversas entre conterrâneos eram iniciadas graças a ela em lavanderias ou cafés da cidade. Hoje, a sandália pode ser comprada em quase todos os estados americanos e vista acompanhando os modelos mais modernos de homens e mulheres de diferentes idades. Na semana passada, este jornalista foi interceptado na rua por uma americana, dona de um modelo azul, que queria saber onde conseguir a branca.
Para o concorrido web site de dicas Daily Candy, preferido das editoras de moda de Nova York, "tudo é mais bacana no Brasil, até as sandálias de dedo". Entendeu, né? Eles demoraram, mas descobriram. Com uma ótima estratégia de marketing que garante a presença em campeonatos de surf da Califórnia, no US Open e em revistas de moda, as Havaianas conquistaram o mercado internacional exercendo plenamente sua vocação fashion. Que sirva de lição para outros movimentos de exportação.
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Guto Barra / Direto de NY
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