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Direto de NY
A moda depois do 11 de setembro
Quinta-feira, 12 de setembro de 2002
Foto: Divulgação/PlanetPop
Foto: Divulgação
Símbolos de patriotismo, as cores da bandeira dos EUA viraram febre na moda

Embora a interrupção da Semana de Moda de Nova York tenha sido o último assunto a ter importância na época dos atentados terroristas de setembro, o mercado fashion sofreu com a tragédia. A crise econômica que se seguiu reduziu o número de desfiles de quase 100 para menos de 30 no evento seguinte, realizado em março. Na próxima semana, a cidade tenta mostrar um cenário mais animador.

Se na economia os sinais eram fortes, a moda em si também teve de se adaptar à realidade pós-terrorismo. A estilista Catherine Malandrino aproveitou o sucesso de uma camiseta regata que fez para a turnê Drowned World, de Madonna, com a estampa da bandeira americana, e lançou uma coleção completa inspirada no motivo de estrelas e listras. O vermelho e azul apareceu, como de costume, na moda preppie de Tommy Hilfiger e em várias peças de grifes de sportswear.

O mais forte, no entanto, foi o clima mais sóbrio nas coleções de inverno (desfiladas em março, que começam a chegar ao mercado americano agora), que deixaram os excessos de lado e apostaram com força no romantismo. O jeans ganhou ainda mais força, por conta de seu caráter casual, enquanto o preto voltou a ser apropriado.

A verdadeira influência dos ataques deve aparecer nos próximos dias, quando serão mostradas as coleções de verão 2003 no Hemisfério Norte. Muitos analistas acreditam que as roupas, que foram criadas durante o primeiro semestre deste ano, devem refletir ainda o espírito da tragédia, enquanto outros, acham que a estação deve ser mais relax, apontando para novos tempos. Fique de olho.

Guto Barra / Direto de NY

 
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