Uma das mais conhecidas marcas italianas vai comemorar seu cinqüentenário em grande estilo. A Missoni prepara uma série de eventos para o segundo semestre e associa sua nova imagem a Gisele Büdchen, que vai estrelar as campanhas.
A marca começou timÃda quando Tai Missoni e sua mulher, Rosita, começaram a produzir peças de malharia no interior da Itália em 1953. Foi só no inÃcio dos anos 60 que eles passaram a criar coleções e explorar o maquinário então utilizado apenas para a produção de xales. O resultado foram vestidos leves com as listras coloridas que viraram marca registrada da grife.
Nos anos 60, veio a explosão: a Missoni conquistou a Europa e, depois, os Estados Unidos. A lendária editora de moda Diana Vreeland pronunciou em 1969: “Vejam! Quem falou que só existiam cores? Também há tons!†A década seguinte foi dedicada a conquistar de vez a América: uma pequena loja dentro da Bloomingdale’s resultou em grandes destaques na imprensa americana e a expansão dos negócios para todo o paÃs. Acima de tudo, a Missoni era decretada “o novo sinônimo de elegância italianaâ€.
Nos últimos 20 anos, eles se consagraram na moda internacional também com a criação de figurinos para óperas e espetáculos de dança, além de muitos prêmios e condecorações do governo italiano. Exposições sobre a carreira da marca também foram montadas em vários paÃses.
Para as bodas de ouro do casal e da marca, está prevista uma grande retrospectiva, que deve ser inaugurada na mesma época dos lançamentos de verão 2004 em Milão, em setembro. A mostra deve viajar para os Estados Unidos no ano que vem.