Moda Direto de NY
 boletim fale conosco  
 
Direto de NY
Guerra entre Anna Wintour e a Peta tem novo round
Terça-feira, 3 de junho de 2003

Foto: Divulgação/PlanetPop
Retrato foi parar nas ruas de Manhattan

Agora é guerra! O lendário grupo ativista Peta, de proteção aos animais, organiza seu maior ataque à poderosa editora da Vogue americana, Anna Wintour. Eles prometem "cobrir" Nova York com um pôster que traz uma imagem nada agradável da editora, acompanhada da frase: "Pele é usada por animais bonitos e gente feia". O tema da nova campanha anti-peles é: "Anna Wintour - mantendo a crueldade em voga".

Ativistas da Peta vão fazer um piquete na frente dos escritórios da editora Condé Nast, onde Wintour trabalha, justamente no dia em que ela vai receber um prêmio pelo conjunto da carreira, no CFDA Awards (um evento de auto-adulação da indústria fashion americana). Eles também vão estar distribuindo cartões-postais com o telefone direto da editora e as datas de fechamento dos anúncios. A idéia é congestionar o sistema telefônico da revista e atrapalhar a conclusão da publicidade da edição de setembro, uma das mais importantes do ano. Ações similares (chamadas de ativismo de consumo nos EUA) já foram organizadas pelo grupo contra empresas como Mc Donald's e Gilette.

Se vai mesmo funcionar é difícil de saber, mas Wintour não deve estar nada satisfeita com o retrato que vai parar nas ruas de Manhattan, em que aparece fazendo uma careta. "Pesquisamos em várias agências fotográficas para encontrar a imagem que mais refletisse a natureza cruel e egoísta dela", disse um porta-voz da Peta. "Encontramos muitas opções, mas esta foi a melhor."

A briga de Wintour com a Peta vem de longa data, com o ponto alto sendo o despejo de uma ratazana morta (na verdade um racoon) em seu prato de comida no sofisticado restaurante Four Seasons, no fim dos anos 90. Ela pediu ao garçom que o prato fosse retirado e continuou comendo.

A Vogue é considerada uma das revistas que mais apóia o uso de peles: Wintour vai receber em breve uma homenagem dos produtores de peles do Canadá, por seu "suporte à indústria".

A revista também desconsidera anúncios (pagos) de entidades pró-animais. Uma propaganda da Peta que trazia a brasileira Fernanda Tavares vestindo roupas da vegetariana Stella McCartney, fotografada por Todd Oldham, nunca conseguiu ganhar as páginas da Vogue.

A próxima batalha, para a qual a imprensa nova-iorquina vai estar a postos, é no dia 2 de junho. A versão online da Peta fica no endereço https://www.peta.org.

Guto Barra / Direto de NY

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade