A Sanfona Dá o Tom
por Gilson Oliveira

¨ iNdEX ¨
[ Camarão é o Pai ]
[ O Estradeiro do forró ]
[ Um Nome no Aumentativo ]

Camarão é o Pai

Professor de muitos sanfoneiros, o músico Camarão decidiu estender seus conhecimentos teóricos e práticos para fora da "sala de aula" e criou o método vamos tocar, conquistando, assim, a paternidade do primeiro livro do gênero publicado em pernambuco. O lançamento será na Academia do Baião, no Recife Antigo, logo após o São João, quando ele concluir uma agenda de shows que ganha muitos quilos a mais neste período de festa.

Camarão está sentindo o gosto de ter o seu trabalho reconhecido no exterior. Tornou-se, recentemente, o "pai" de um disco lançado em Londres - Camarão Plays Forró - , com repertório formado por músicas inéditas, de sua autoria, e clássicos assinados por Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Dominguinhos e outros compositores. Gravado ao vivo no Teatro Apolo, no Recife, o CD foi lançado pelo selo Nimbus Records, com produção do francês Ricard Câncio, e está sendo distribuído em vários países europeus. Quase todo instrumental (a caruaruense Joana Angélica coloca voz em algumas faixas), o disco, a partir da própria capa, busca captar e expressar o espírito do São João pernambucano, com um clima de quadrilha perpassando todas as faixas.

nascido em Brejo da Madre de Deus, cidade próxima a Caruaru, Reginaldo Alves Ferreira passou a ser conhecido como "Camarão" no início da década de 60. O autor do apelido foi o cantor e compositor Jacinto Silva, um dos muitos artistas a quem acompanhou e com quem gravou desde aquela época. Outros foram Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Ari Lobo, Marinês etc. etc. etc.

Fundador da Orquestra Sanfônica de Caruaru e precursor das chamadas bandas de forró (composta também de instrumentos de sopro), Camarão tem, como compositor, cerca de 50 músicas gravadas e um "matulão" fonográfico de 27 discos, incluindo dois 78 rotações. Solista de uma das faixas da trilha da novela Tocaia Grande, da TV Manchete, o músico já está preparando o disco que lançará no ano 2000, cujo repertório incluirá um ritmo ao qual não é tradicionalmente associado:
frevo. muito frevo!