|
O canal Cartoon Network anunciou nesta terça os resultados da pesquisa Gerações América Latina, realizada com crianças brasileiras que costumam assistir aos desenhos da emissora por assinatura. Esta é a segunda vez que acontece esta pesquisa. "É importante conhecermos o perfil de nosso público brasileiro para nos aproximarmos mais dele", afirma Barry Koch, vice-presidente da Cartoon Network para a América Latina.
Na tentativa de ilustrar um retrato das crianças brasileiras no início do século XXI, a pesquisa concentrou mais de mil crianças - de 6 a 15 anos - residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Durante as entrevistas, brincadeiras e discussões em grupo, elas revelaram suas idéias em relação a temas como família, amigos, escola, dinheiro e futuro. O que se revelou, principalmente, é que a criança hoje em dia é muito mais realista do que antigamente: ela sabe o valor do dinheiro, é ambiciosa e almeja tudo o que uma boa situação financeira pode proporcionar - já que brinquedos e roupas de marca fazem parte da aceitação no grupo de amigos.
Por outro lado, os pequenos revelaram-se mais emocionais no quesito família. Quase 9 entre 10 crianças gostam de ficar com seus pais e, pasmem: apesar das brigas e disputas, a maioria delas acha muito bom ter irmãos. Além disso, o velho problema da ausência paterna se repete: muitas das crianças reclamam que seus pais trabalham demais e não têm tempo para brincar, enquanto as mães continuam como presença cativa na vida delas.
Comparada às outras pesquisas realizadas na Europa e nos Estados Unidos, revelou-se que nossas crianças querem "crescer" mais rápido que as outras. O fato fica evidente quando se vê que meninos e meninas de 8 anos já pensam em namorar com seus colegas. "Isso se deve à liberdade sexual maior existente no Brasil", aponta Koch, referindo-se delicadamente aos tigrões e popozudas que se tornam ídolos infantis.
Veja algumas frases colhidas durante a pesquisa:
Mãe
"Mãe nunca vira as costas pra gente"
"É bom quando ela abraça, beija, faz carinho"
"O pior é quando ela cisma que você tem de arrumar o quarto"
Pai
"Eu vejo TV com meu pai, como pipoca, derrubo no sofá e ele não tá nem aí"
"Às vezes eu tô falando com ele, e ele tá lá roncando..."
Irmãos
"É bom ter irmãos, porque assim nunca se está sozinho"
"Eu estou vendo TV, ele muda de canal"
Amigos
"Com o amigo você brinca e conversa do que quiser, principalmente de
intimidades, coisas de namorado, namorada"
Crescer
"Se eu for mais velho, poderei chegar nas menininhas…."
Andréia
Fernandes
Redação Terra
|