[baú de brincadeiras][wallpaper][seção depois da aula]

CARTOON NETWORK DIVULGA PESQUISA COM CRIANÇAS BRASILEIRAS

DivulgaçãoO canal Cartoon Network anunciou nesta terça os resultados da pesquisa Gerações América Latina, realizada com crianças brasileiras que costumam assistir aos desenhos da emissora por assinatura. Esta é a segunda vez que acontece esta pesquisa. "É importante conhecermos o perfil de nosso público brasileiro para nos aproximarmos mais dele", afirma Barry Koch, vice-presidente da Cartoon Network para a América Latina.

Na tentativa de ilustrar um retrato das crianças brasileiras no início do século XXI, a pesquisa concentrou mais de mil crianças - de 6 a 15 anos - residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Durante as entrevistas, brincadeiras e discussões em grupo, elas revelaram
suas idéias em relação a temas como família, amigos, escola, dinheiro e futuro. O que se revelou, principalmente, é que a criança hoje em dia é muito mais realista do que antigamente: ela sabe o valor do dinheiro, é ambiciosa e almeja tudo o que uma boa situação financeira pode proporcionar - já que brinquedos e roupas de marca fazem parte da aceitação no grupo de amigos.

Por outro lado, os pequenos revelaram-se mais emocionais no quesito família. Quase 9 entre 10 crianças gostam de ficar com seus pais e, pasmem: apesar das brigas e disputas, a maioria delas acha muito bom ter irmãos. Além disso, o velho problema da ausência paterna se repete: muitas das crianças reclamam que seus pais trabalham demais e não têm tempo para brincar, enquanto as mães continuam como presença cativa na vida delas.

Comparada às outras pesquisas realizadas na Europa e nos Estados Unidos, revelou-se que nossas crianças querem "crescer" mais rápido que as outras. O fato fica evidente quando se vê que meninos e meninas de 8 anos já pensam em namorar com seus colegas. "Isso se deve à liberdade sexual maior existente no Brasil", aponta Koch, referindo-se delicadamente aos tigrões e popozudas que se tornam ídolos infantis.

Veja algumas frases colhidas durante a pesquisa:

Mãe
"Mãe nunca vira as costas pra gente"
"É bom quando ela abraça, beija, faz carinho"
"O pior é quando ela cisma que você tem de arrumar o quarto"


Pai
"Eu vejo TV com meu pai, como pipoca, derrubo no sofá e ele não tá nem aí"
"Às vezes eu tô falando com ele, e ele tá lá roncando..."

Irmãos
"É bom ter irmãos, porque assim nunca se está sozinho"
"Eu estou vendo TV, ele muda de canal"


Amigos
"Com o amigo você brinca e conversa do que quiser, principalmente de intimidades, coisas de namorado, namorada"

Crescer
"Se eu for mais velho, poderei chegar nas menininhas…."

Andréia Fernandes
Redação Terra

[baú de brincadeiras][wallpaper][seção depois da aula]

Copyright © 1996 - 2001 Terra. Todos os direitos reservados. All rights reserved.