15/06/2000
Yahoo! e America Online lideram a audiência mundial
Na contagem geral de acessos, o Yahoo! ganha como o site de maior audiência isolada. Mas, considerando o conjunto de serviços de Internet oferecidos por empresa, a líder de audiência na Web é a America Online, que, em pesquisa da Nielsen/NetRatings realizada na semana do dia 21 de maio passado, obteve 26 milhões de acessos de internautas de todo o mundo. O resultado só veio a confirmar que os principais provedores de acesso e sites portais continuam concentrando o grosso da audiência da Rede, com sete entre os dez serviços mais consultados. O detalhamento de hábitos de navegação dos internautas mostrou que há pouca variação nos serviços acessados por usuários domésticos e corporativos. Páginas-padrão Isso se explica, em parte, pelo fato de os internautas adotarem páginas-padrão de abertura, para começar a navegação. Uma pesquisa da PC Data Online revela que 40,4% usam as páginas de abertura que vêm pré-definidas em seus navegadores: 18,9% disseram iniciar a navegação com a AOL, 15,5% com a MSN e 8,2% com o Netcenter (respectivamente, os sites de abertura pré-configurados no navegador do provedor AOL, no Internet Explorer e no Netscape). A pesquisa também revelou que 37,5% dos internautas escolheram páginas de abertura customizadas: serviços como o My Yahoo!, My Excite ou My Netscape, que permitem que o usuário crie uma lista de ações da bolsa para acompanhar diariamente na Rede, indique os temas que quer ler ou obtenha informações atualizadas sobre o tempo em sua cidade. Entre os sites isolados, a pesquisa da PC Data Online revela que o Yahoo! lidera com 51 milhões de usuários por mês (números de maio/2000), seguido pela AOL (43,5 milhões), MSN (40,3 milhões), GeoCities (30,9 milhões) e Microsoft.com (29,3 milhões). Menos inglês Um fator que deverá mudar a atual ordem de preferência dos sites será o surgimento, nos próximos anos, de um contingente cada vez maior de internautas que não falam inglês. Segundo o instituto IDC, o crescimento da população on-line na Europa e Ásia reduzirá a participação dos EUA no total de usuários a um terço em 2003. Na América Latina, 75% a 52% da população vai navegar em sites com idiomas locais e, no Japão, esse número chegará a 82%. Atualmente, 57% da Rede está em inglês, segundo o Global Search.
JORNAL DA TARDE
<- Anterior | Início | Próximo ->
Volta para a capa | Volta para Especial
|