Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Análises

MacOS X
THAÍS ARAGÃO (O POVO)

Enquanto mexia por fora de seus computadores Macintosh, a Apple aumentava a freguesia e enchia de orgulho os clientes tradicionais. Vamos ver agora o que todos eles vão achar da versão beta do novíssimo sistema operacional Mac OS X, recentemente apresentado ao público. Está todo mundo cansado de saber: o design dos novos Macintosh serve para fisgar o consumidor mais arisco a computadores e o iMac é o pretexto de que o público doméstico precisava para provar de um micro que não rode Windows, sem morrer de medo.

MacOS X

Mas a idéia é que a mudança no visual seja percebida também quando o usuário ligue o micro e se concentre apenas nas suas tarefas. Para isto, em poucos meses a Apple estará iniciando a parte dois: Mac OS X. Mac de Macintosh, OS de ''operating system'', ou sistema operacional, e X de décimo, ou apenas dez (já que a versão vigente do sistema se chama Mac OS 9.0). A versão beta do Mac OS X foi apresentada em setembro na Apple Expo de Paris. Ou seja, o produto já está sendo testado por usuários ''leigos'' que desembolsaram US$ 29,95. Trata-se de uma promessa de que logo o novo sistema operacional esteja sendo lançado em sua versão para consumo.

Mas isso não acontecerá antes do fim do ano: 2001 é a data da chegada do novo sistema operacional. A odisséia começou ainda no final dos anos oitenta, quando a Apple anunciou que iria fazer mudanças mais profundas no seu sistema operacional, que já tem 16 aninhos. Só agora, com o Mac OS X, a reformulação está se concretizando. Não, porém, sem a ajuda dos usuários de Macintosh em todo o mundo. Quem compra o beta público do Mac OS X ganha uma senha para responder a uma pesquisa sobre versão para testes (https://survey.apple.com/MacOSX). As opiniões e sugestões podem ser acatadas e fazer com que o sistema operacional definitivo resulte bem melhor do que se encontra agora.

Aos olhos de uma platéia tímida, que não se arrisca a dar pitacos, a grande novidade é a interface. Gente vestiria Versacci, Channel, Gucci. Os Macintosh vão vestir Aqua, um estilo translúcido e luminoso (como os novos micros) que vai deixar botões, janelas e outros aspectos da área de trabalho mais leves, redondos e coloridos. Beleza é essencial, mas não é tudo. A base do Mac OS X está bem calcada em Unix, um sistema operacional robusto (do qual surgiu o Linux, aliás) que é utilizado por servidores que enfrentam um tráfego de dados muito agitado. Isto é revertido em forma de estabilidade para o usuário do Mac OS X, qualidade que já está à mostra no beta disponível.

O sistema administra a memória virtual para os aplicativos que mais precisam dela e separa bem os programas para que, caso um dê problema, não acabe por prejudicar o trabalho do outro e seja fechado sozinho. Além disso, oferece suporte à PDF e traz as fortes tecnologias para gráficos Quartz, OpenGL e QuickTime.

Próxima

Volta para a capa | Volta para Análises | Volta para Software




Ficha

Empresa
Apple

Versão
10

Plataforma
Macintosh

Licença
comercial


Fórum
Deixe sua opinião sobre esta análise


Mais análises

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade