1. Transforme seus CDs em MP3
Até pouco tempo atrás, converter a música de um CD em arquivo MP3 era um processo complicado. Era necessário ter instalado no PC um programa chamado Ripador, que se encarregava de tirar a informação do CD e colocar no disco rÃgido do PC, e outra ferramenta batizada de Encoder, que colocava a música no formato MP3.
Hoje existem as jukebox (algo como "caixas de música") que permitem fazer as duas coisas com um só programa e em um só passo. As jukebox são conseguidas gratuitamente na Internet. As mais conhecidas são Music Match Jukebox, Real Jukebox e Media Jukebox.
Todas funcionam de modo similar, mas a mais simples e de melhor qualidade é a Music Match. O programa é distribuÃdo com licença shareware: seu uso é gratuito, mas os criadores pedem que o usuário se registre e pague US$ 19,99. Os usuários registrados têm privilégios como receber versões mais potentes do programa e suporte técnico via e-mail.
Como abrir uma "fábrica" de MP3 em cinco passos
|
1. Baixe e instale o Music Match Jukebox
O download do programa pode ser feito aqui. O arquivo de instalação tem 8,4 Mb e há uma versão em português. Para instalar é necessário ter Windows (mas há versões para Mac, também), 30 Mb de espaço livre em disco e 32 Mb de memória RAM.
2. Inicie o Music Match Jukebox
É necessário fechar todos os outros aplicativos. Se durante a primeira sessão o programa pedir para realizar alguns testes a respeito do estado do seu equipamento, aceite. Quanto mais "se entenderem" seu PC e o Music Match, melhor será a qualidade dos arquivos MP3 obtidos.
3. Coloque um CD de música no drive de CD-ROM
Espere que o programa reconheça o CD. No menu do MusicMatch, em Options > Recorder > Quality, se pode estabelecer o bit rate em que serão feitos os arquivos MP3. Bit rate nada mais é do que a quantidade de bits (informação) que se transmite por segundo, medida em kilobits por segundo (kbps). A equação é simples: quanto mais informação por segundo, mais qualidade de som - ainda que, também, arquivos mais pesados. Um bom equilÃbrio entre qualidade de som e tamanho de arquivo se consegue a partir dos 128 kbps.
4. Aperte o botão Rec (gravar) e escolha as canções que serão convertidas para MP3
Para isso, marque os quadrinhos em branco que aparecem junto ao nome das músicas e aperte novamente o botão Rec. É importante manter fechados todos os outros aplicativos enquanto são criados os arquivos MP3.
5.Escolha onde ficarão as suas músicas
O programa coloca todos os arquivos criados no diretório C:\Meus Documentos\My Music. Ali, ele vai criando uma pasta nova para cada CD codificado. Para mudar o diretório de destino vá ao menu Options > Settings. Depois, clique na orelha Settings e no botão Tracks Directory. E pronto: agora é só repetir os procedimentos com quantos CDs desejar.
E, uma vez que o disco rÃgido comece a encher-se de canções, a melhor forma de não se perder neste mar de arquivos MP3 é ordená-los cuidadosamente.

Volta para a capa | Volta para Ajuda | Volta para Tutoriais
|