Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


HOMESITE 4.0: O SUPER EDITOR HTML
Rodrigo "Leif" Martin

O Home Site foi um dos primeiros aplicativos especializados na edição de códigos HTML, e sempre teve um público fiel entre os webmasters usuários de Windows. É um produto da Allaire, que desenvolve também o Cold Fusion, um popular sistema de integração de bancos de dados para websites. A versão atual do Home Site é a 4.0, e é essa que vamos analisar.

Ao contrário de programas como o FrontPage ou o Dreameaver, o Home Site não é um editor WYSIWYG (What-you-see-is-what-you-get, o que você vê é o que você terá, uma sigla usada para descrever aplicativos onde a edição é feita sobre uma cópia fiel da página final). Embora à primeira vista isso pareça uma grande desvantegem, os web-designers experientes sabem que nada substitui o acesso direto ao código HTML para fazer aqueles ajustes finos necessários para se obter páginas profissionais. É por esse motivo que a Macromedia licencia o HomeSite para distribuição junto como DreamWeaver.

Por outro lado, para criar páginas simples ou fazer ajustes como larguras de tabelas, um editor visual é bem mais conveniente. Reconhecendo isso, a Allaire incorporou agora um modo de edição WYSIWYG ao Home Site 4.0. Agora, se você gosta do DreamWeaver, saiba que com apenas um clique dá para mandar a página que está editando no Home Site para o o programa da Macromedia.

O programa vem recheado de novidades. Começando pelo auxílio a construção de Style Sheets. Com um pequeno programinha chamado Style Edit (incluso no pacote do Home Site) você pode construir e editar Style Sheets facilmente. Nunca foi tão fácil redefinir a aparência de tags comuns como <p>, <h1>, <h2>, <h3>, <a>, <body>. No jargão das Style Sheets tais tags redefinidos são chamados de seletores.
Você pode adicionar e retirar tags seletores conforme sua necessidade. E do lado direito da tela, ficam os atributos que você pode alterar em cada seletor. Se você não sabe o que é, para o que serve e como funciona Style Sheets, leia este outro texto.

Além de Style Sheets, o Home Site 4.0 facilita a criação de JavaScript, VBScript, ASP (Active Server Pages), Perl, SQL e DHTML.

A barra de atalhos também está bem mudada! Agora é possível abrir rapidamente a página em que se está trabalhando no Netscape ou no Internet Explorer, se você tiver eles instalados, claro!

A mudança mais significativa no editor é a maneira como os documentos são tratados. Acima do documento ativo está um pequeno menu com três opções. Edit, Browse e Design. A primeira opção, Edit é aonde você pode editar o código HTML da página aberta. Já a opção Browse serve para que você veja como sua página está ficando.

E por último, a opção Design, é uma opção nova, onde você pode editar HTML sem conhecer a fundo o código. É ótima para reparar pequenos erros no HTML.

Outra coisa interessante, é que enquanto você está digitando, pode colocar palavras com acentuação normal, que ele automaticamente substitui aquele acento pelo código correto. Isso facilita muito na hora da digitação.

E, se você estiver escrevendo um tag como o 'a href', ao digitar <a href=" o programa abrirá um pequeno menu pop-up para que você escolha entre algumas opções de início de endereço, como por exemplo: "https://", "https://", "ftp://" etc...

Isso é útil porque acaba diminuindo o tempo usado na digitação de links e outras coisas. Não é só no 'a href' que ele aparece. Ele aparece também no tag 'font', por exemplo.

O novo Home Site é capaz de utilizar o corretor ortográfico do Word. Assim, quando você pedir uma revisão gramatical, ele usará o corretor do Word. É uma boa porque, se este estiver em português, o Home Site fará correção do documento aberto em português. Ele também pode marcar as palavras incorretas com um sublinhado vermelho, assim como o Word mais novo faz, assim você saberá que aquela palavra pode estar errada.

Quando colocamos o cursor sobre um tag, o editor mostra em uma tabela, os atributos possíveis do tag selecionado. Assim podemos mudar todos seus atributos sem ter que ficar escrevendo um por um.

Se o seu documento é muito grande o Home Site 4.0 tem um jeito simples e fácil de organizá-lo. Por linhas enumeradas você pode reconhecer rapidamente o problema. Essa "feature" já existia no Home Site 3.0, mas ela mudou para melhor, pois agora, os números não aparecem no documento, e sim em uma área em cinza ao lado do documento.

Além disso, você pode enumerar os parágrafos enquanto está editando o documento, apenas clicando nos espaços disponíveis na área cinza, sabendo assim quantos parágrafos já digitou.

Por falar em problema, o Home Site 4.0, assim como o Home Site 3.0, também tem o "Validator", que rapidamente identifica os erros no HTML. Ótimo para você não perder tempo procurando problemas, e não se frustrar quando não conseguir achá-los! :-) O que é interessante, e novo, é que se você usa o tag 'font' ele sugere a uso das styles sheets, pois essas facilitam a programação do site.

Uma característica muito útil que foi mantida é a que você pode saber quanto tempo o usuário levará para visualizar o documento na WWW tendo um modem de 14.400, 28.800 ou 56 Kbps. Assim você pode ter uma idéia se o seu site está muito pesado ou está em boas condições para ser visitado.

O sistema de cores também ficou bem mais simples, agora você pode identificar cada parte do texto pelas cores. O programa identifica os códigos separadamente, assim cada parte do código fica de uma cor diferente. Os textos normais ficam em preto. Os tags em azul escuro, as referências à arquivos e sites ficam em azul claro. Os tags de tabela ficam em verde clarinho e os acentos e caracteres especiais ficam em negrito.

O programa também apresenta um pequeno "mapa de caracteres" muito útil na hora de fazer uma página. Clicando em algum dos elementos dessa lista, o editor adiciona o código do elemento.

O pacote do programa (trial-version de 30 dias) pode ser obtido no site da Allaire. Para fazer o download você deve se registrar. Depois é só escolher o tipo de download que deseja fazer. Você pode fazer o download completo de uma vez (7.6 MB), ou pegar em três arquivos (2.6 MB, 2.8 MB e 2.1 MB), o que é bem mais confiável, visto que as linhas telefônicas não estão nenhuma maravilha. Se decidir continuar usando o produto após os trinta dias iniciais, será preciso registrá-lo. Para quem já fez o download e não precisa do CD-ROM e manuais impressos da versão empacotada, o registro sai por US$89. Se você ganha a vida editando sites, este pequeno investimento será altamente compensador. Este é o melhor editor de HTML que já usei! E olha que não usei poucos...

Copyright © 1999 MAGNET
Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.