Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


10/02/2000
DREAMWEAVER VOLTA A FAZER SUCESSO COM SUA TERCEIRA EDIÇÃO
Raquel Hoshino * MAGNET

Quando o Dreamweaver foi lançado em 1997, os jornalistas especializados agradeceram aos céus por, finalmente, existir um "PageMaker" para Internet, um editor de HTML WYSIWYG (o que você vê na tela é o que você terá como resultado final, pronuncia-se visivigui) decente. Se a primeira versão foi considerada a salvação dos profissionais, já que os outros concorrentes, como Front Page da Microsoft e Page Mil da Adobe, eram demasiadamente imprecisos e produziam um HTML sujo, a segunda, lançada em 98 (na qual adicionaram-se um gerenciador de sites e o refinamento das ferramentas de design), tornou-se ideal para qualquer usuário. Agora, em sua terceira versão, lançada em dezembro do ano passado, o Dreamweaver se qualifica como um dos melhores editores de HTML do mercado.

As qualidades que o tornaram popular, como a simplicidade e facilidade de uso, continuam. Um dos recursos-chave para isto é o histórico, onde todas as suas ações são registradas em um formato gráfico (se você recortou, colou ou mesmo inseriu um objeto). Com ele, você pode desfazer um comando mesmo após ter salvo o arquivo, além de poder reproduzir ou gravar tarefas que se repetem, na forma de uma macro ou um Javascript, podendo editar ainda o roteiro desta macro.

Além de reduzir o tempo em frente ao micro com comandos graváveis, os usuários também pode diminui-lo personalizando estilos de Cascade Style Sheets a HTML e de menus a teclas de atalho, além de poder utilizar o bom e velho recurso do clicar e arrastar com a paleta extensível de objetos. Com ela, há como inserir desde coisas complexas, como efeitos rollover para as páginas, objetos do Generator e filmes em Flash e Director, a datas, mailto e caracteres especiais (que, no Dreamweaver 2 vinham como uma free extension obtida no site da Macromedia).

A integração com objetos de outros softwares ou com outros formatos, como XML e DHTML já vêm da segunda versão, mas a integração que mais impressiona é a do Dreamweaver 3 com o pacote Office, que facilita a vida da maioria dos usuários, profissionais ou não, que utilizam os populares programas da Microsoft em casa ou no escritório. Como disse Steve Lombardi, instrutor do Parsons School of Design: "Pode não ser a característica mais sexy [do Dreamweaver 3], mas mostra que a Macromedia está com os ouvidos abertos para as necessidades do dia-a-dia do usuário". Nesta linha, os textos do MS-Word são os mais fáceis de se trabalhar. É só salvar o .doc em .html e, ao abri-lo no Dreamweaver, dar o comando "limpar HTML do Word", que remove as marcas exclusivas do Word que ocupam um espaço gigantesco dentro do código fonte. Também é possível importar conteúdo do Access ou Excel, utilizando o Dreamweaver para editar as tabelas, como se estivesse no Word ou no Excel (incluindo aí as facilidades de classificação de tabelas, conversão de texto em tabelas e formatos predefinidos e editáveis).

Para aqueles que preferem um design mais complexo, ou que possuem mais tempo para desenvolvimento de lay-outs, ou que gostam da sobreposição de fundos e estampas, o Dreamweaver possui agora um lay-out exato de pixels, tornando o posicionamento de layers (camadas) mais preciso, aliado ao recurso do drag and drop (arrastar e soltar). Para prevenir problemas e conflitos com browsers 3.0, diz o fabricante, basta converter o design para tabelas compatíveis utilizando apenas um comando do "Lay-out Mode".

Os recursos que mais me encantam são dois que já apareceram no Dreamweaver 2 e que foram aprimorados agora: o comando Localizar e Substituir Globalmente e o Clean Up HTML. No Replace (CTRL + H), não só é possível substituir texto (sensível a HTML e tags), expressões ou seleções arbitrárias no documento, site ou pastas por qualquer outra coisa, mas também ao alterar o local ou arquivo, o Dreamweaver atualiza automaticamente os vínculos existentes. Já o "limpador" de HTML deixa sua página mais leve ao editar redundâncias e combinar tags de fontes, eliminar comentários e tags vazias, sem contar com a possibilidade de limpar automaticamente códigos gerados no Word. Outra função extremamente útil eh o botão em forma de lápis que foi acrescentado na paleta de propriedades. Com ele é possível selecionar determinado objeto da página (imagem, vídeo, texto etc.) e editar diretamente. Assim, não é preciso ficar procurando as tags no meio do código inteiro da página.

Com tantas facilidades, vale a pena testar o Dreamweaver, seja você uma pessoa que apenas quer montar sua página pessoal no Geocities ou um usuário avançado, que gosta de escrever código HTML no braço. Querendo ou não, o Dreamweaver 3 é bem capaz de facilitar muito a sua vida.

Dreamweaver 3.0
Quanto: US$ 320
Onde: www.macromedia.com
Macromedia: 11 5185 2825

* Raquel Hoshino é escoteira e jornalista e utiliza um micro mezzo PC mezzo Mac para trabalhar.

Copyright © 1999 MAGNET
Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.