31/01/2000
Pânico na Internet
Mario AV 
Você pode ter uma idéia precisa do espírito deste livro lendo o seguinte trecho de chat hipotético, transcrito da página 99:
-Por favor, saia do meu computador, mano.
-Mas eu não estou invadindo seu micro, cara.
-Tá sim, eu peguei o seu IP pelo NoBo.
-Hehe, se você fez isso, eu penetrei com outro Trojan que você tem no micro, então me tire daí.
-Eu não sei fazer isso, só sei que não te fiz mal algum.
-A única forma de você me tirar daí é desligar o seu micro, mas quando reconectar estarei dentro novamente.
-Tô pedindo na boa, cara: não faça nenhuma besteira no meu computador, pois o uso para trabalhar também e tem muita coisa importante para mim aqui dentro.
-Fica frio, cara, não vou destruir nada, só quero dar uma fuçada e ver o que tem aí.
-Por que você está fazendo isso?
-Por nada, só para me divertir, e prometo que não farei nenhum mal, hehe.
-Tá certo, cara, você venceu: estou desconectando.
Hacks para as massas
O enorme sucesso do livro anterior de M@rcio ("A Internet e os Hackers: Ataques e Defesas") mostra que uma multidão crescente de usuários "comuns" está preocupada em conhecer as brechas de segurança da Internet; se a intenção é aprender a se defender ou aprender a ferrar alguém, não vem ao caso. A ética do mundo real não existe no campo minado virtual dos hackers e crackers. Como o próprio autor diz, "hacker já era". Hoje, qualquer lamer (mané) com um programa gerador de trojan horses pode fazer um belo estrago no micro dos outros, apenas clicando em um botão, sem sequer saber direito o que está fazendo. Aparentemente, para M@rcio a única maneira de as pessoas se resguardarem é pela propagação irrestrita da informação, de modo que todos tenham como se vigiar uns aos outros - o que, a despeito dos esforços de agências reguladoras e governos, se encaixa direitinho na natureza anárquica da Internet. O único problema é que o número de usuários irresponsáveis costuma sempre ser maior que o de responsáveis. Oh-oh.
Mas quem quiser encrenca terá o que procura: esse livro traz instruções para usar vírus, Back Orifice, NetBus, WinCrash, Sub Seven, Senna Spy Trojan Generator, Deep Throat e outros temíveis programas de invasão. Tudo passo a passo, com telas ilustrativas. É realmente assustador. Também há partes didáticas, como um glossário de termos de Internet que, infelizmente, não é tão preciso nos termos fundamentais quanto nos especialistas (por exemplo: ele chama qualquer página na Web de home page), mas não é nada que uma revisão não resolva - mesmo porque muitas coisas abordadas vão ficar obsoletas e exigirão atualização rapidamente.
|
Editora: Chantal
Páginas: 383
Preço: R$ 39
|