12/01/2000
MOUSE TRAVADO É SINAL DE SUJEIRA
Alberto Alerigi Jr.
Um mouse pode começar a ficar impreciso e complicado de ser usado com o passar do tempo. Isso é inevitável já que ele é um periférico que vive em constante atrito com a mesa onde você trabalha.
 Porém, o que muitos usuários não se dão conta, é que em vez de comprar um novo modelo, basta uma simples operação de limpeza para fazer com que ele volte a ser preciso e confortável de ser usado. Antes de mais nada lembre-se que, como qualquer outro periférico, um mouse precisa de cuidados de vez em quando.
Gordura e poeira nos roletes
Basicamente, qualquer mouse comum funciona captando os movimentos de duas coordenadas no espaço por meio dos roletes. Separadamente, cada um realiza um tipo de movimento do cursor: vertical e horizontal. Combinados, o cursor se desloca na horizontal. Estes roletes movimentam-se pelo atrito gerado por uma esfera de borracha em contato com uma superfÃcie. Há um terceiro rolete que serve para manter a bolinha em contato com os outros dois.
 Certamente você já notou que embaixo do mouse existe uma abertura por onde a esfera se desloca pela mesa de trabalho.
É por esta abertura que sujeira, gordura da sua mão e outras impurezas aderem à superfÃcie da bolinha e acabam contaminando os roletes que coordenam os movimentos do cursor na tela.
Como a bola de borracha encosta em apenas uma região do rolete, cria-se um caminho irregular que o mouse acompanhe os movimentos da mão.
Este rastro de sujeira pode ser facilmente eliminado o que fará com que o mouse recupere a boa forma.
Dando cabo da sujeira
 Você vai precisar de um palito de fósforo, cotonete, detergente comum e um paninho. Abra o mouse girando a tampa e retire a esfera de dentro dele. Não se esqueça de desconectar o cabo dele do micro.
Raspe o palito nos roletes para retirar o grosso da meleca que está grudada neles. Dependendo do tipo de rodinhas, vai ser preciso um pouco de paciência. Depois de retirado o excesso de sujeira, mergulhe o cotonete no detergente comum e esfregue nos roletes até ficarem totalmente limpos. Use o pano, embebido em detergente comum, para limpar a esfera também.
Recoloque a esfera, feche a tampa e reconecte o mouse no micro. Pronto, ele já está pronto para o uso novamente. Uma boa idéia é trocar de mouse pad, aquele tapetinho onde o mouse é apoiado, regularmente. Um pad ensebado é um dos piores inimigos do equipamento.
Copyright © 1999 MAGNET
|