Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


FORMATOS DE ARQUIVOS DE IMAGENS
Cristiane Mendonça

Quem nunca recebeu uma imagem escaneada por um amigo e, ao tentar abri-la, deu de cara com uma aviso dizendo que nenhum dos programas instalados era capaz de abri-la?

Isso acontece porque existem muitos formatos diferentes, cada um com sua aplicação específica, vantagens e desvantagens.

Um programa avançado como o Photoshop, ou qualquer outro mais simples, permite salvar a mesma imagem de várias maneiras. Quando você executa o comando Save As, uma lista de formatos com siglas estranhas aparece. Para que serve cada um deles? Para diminuir a confusão, vamos falar dos formatos de arquivo de imagem mais comuns encontrados em um computador.

PICT - É o formato nativo dos computadores Macintosh. É usado pelo Clipboard e nas capturas de telas. Ele pode conter uma imagem bitmap* ou (mais raramente) vetorial*. Se você está criando uma imagem e pretende distribuí-la apenas entre usuários de Mac, querendo que qualquer um possa abri-la sem pretensões de imprimi-la, use o PICT.

Aplicação: Transferir imagens não muito grandes entre um programa de Mac e outro.
Compressão: Não costuma usar, mas aceita JPEG.
Desvantagens: Os arquivos não-comprimidos são relativamente grandes. Não salva em CMYK.
Cores: 2, 4, 16, 256, milhares ou milhões de cores.

TIFF (Tagged Image File Format)- Formato de uso geral em editoração eletrônica. Semelhante ao PICT, adicionado de informação sobre o tamanho da imagem, resolução e máscaras de recorte (canais alfa). Arquivos EPS complexos costumam conter uma versão TIFF de baixa resolução para simples visualização na tela.

Aplicação: Em editoração, é o formato mais comum para salvar as fotos a serem aplicadas nas páginas.
Compressão: A compressão opcional LZW reduz em até 50% sem perda de qualidade.
Desvantagens: Antes de salvar, é necessário escolher entre PC ou Macintosh. Arquivos pequenos comprimem pouco.
Cores: 2, 4, 16 ou 256 cinzas; 2, 4, 16, 256 ou milhões de cores.

EPS (Encapsulated PostScript)- É o formato básico do editoração. É um arquivo que contém as mesmas instruções PostScript que o computador envia à impressora para imprimir o documento. Usa-se EPS para transferir desenhos vetoriais, bitmaps ou páginas inteiras entre um programa e outro.

O mesmo EPS pode conter em seu interior uma foto em TIFF ou PICT recortada por uma curva vetorial. Também é costume entre os bureaus transformar imagens TIFF coloridas em EPS para acelerar a impressão dos fotolitos.

Aplicação: Em DTP, para dar saída em páginas de publicações. Compatível com PC.
Compressão: Não tem. Suporta bitmaps em JPEG, mas é raro.
Desvantagens: Arquivos muito, muito grandes. Às vezes não imprimem corretamente, mesmo quando parecem OK na tela.
Cores: 2, 4 , 16 ou 256 cinzas; 256, milhares ou milhões de cores.

Photoshop - Formato nativo do programa peso-pesado da Adobe. O mais completo de todos, suporta qualquer quantidade de cores, múltiplos canais alfas (máscaras de seleção) para a mesma imagem, recortes com curvas vetoriais e vários modos de separação para impressão. Inclui ainda o poderoso recurso de composição por layers (camadas). Os arquivos salvos no formato preservam todas as suas características, mas permanecem grandes. Se uma imagem for salva num PC, abrirá em um Mac sem problemas. Para o contrário ocorrer, basta acrescentar a extensão .PSD no arquivo.

Aplicação: Usado durante a edição da imagem. Completo, tem suporte direto a layers.
Compressão: Só os documentos com layers ou cores chapadas diminuem de tamanho ao salvar.
Desvantagens: Nem todos os programas permitem abri-lo diretamente.
Cores: Qualquer número de 2 a 256; milhares ou milhões de cores.

GIF (Graphics Interchange Format)- Divide o trono de formato mais popular na Internet junto com o JPEG. Isto porque gera arquivos muito pequenos por meio de compressão automática e palete de cores ajustável, que pode ser reduzida pelo usuário ao mínimo indispensável. É o único que pode conter uma seqüência animada de imagens. É multiplataforma, podendo ser transferido entre PCs e Macs sem alteração (pelo menos na teoria). Quem faz páginas para Web usa GIFs em ilustrações com grandes áreas em cores chapadas, elementos gráficos, títulos, anúncios tipo "banner" e capturas de telas.

Aplicação: É largamente usado na Web. Abre em qualquer computador.
Compressão: Automática.
Desvantagens: Comporta no máximo 256 cores; se usado em fotos, resulta em cores alteradas.
Cores: Qualquer número de cores de 2 a 256.

JPEG (Joint Photografic Experts Group)- É um formato versátil e universal como o GIF. O grau de compressão é o maior dentre todos e ajustável na faixa de 1:5 a 1:20, à custa de perdas na qualidade da imagem. Quanto mais comprimida, mais suja ela fica. JPEG é a melhor opção para diminuir arquivos escaneados de fotografias e quaisquer imagens que contenham muitas cores com transições naturais ou degradês.

Aplicação: Publicação de fotos na Web. Abre em qualquer computador.
Compressão: Automática e ajustável na hora de salvar, reduz o arquivo drasticamente.
Desvantagens: Imagens comprimidas demais parecem corroídas ou borradas. Os defeitos são muito visíveis na impressão.
Cores: 256 cinzas; milhões de cores em RGB e CMYK.

BMP (Bitmap Meta Picture) - É o PICT do Windows. Formato nativo que o PC usa no Clipboard, em capturas de tela e no Paint, programa de desenho que vem com o sistema operacional.

Aplicação: Imagens sem compactação. Abre em qualquer micro.
Compressão: Compressão RLE, disponível somente para 256 cores ou menos.
Desvantagens: Não salva em CMYK.
Cores: 2, 16, 256 ou milhões de cores.

PNG (Portable Network Graphics) - Pronuncia-se Ping. Formato criado com a intenção de substituir o GIF. Tem alta taxa de compressão e suporta milhões de cores. Leia mais sobre ele na Web em www.w3.org/graphics/png/overview.html

Aplicação: Pretende substituir o GIF e o JPEG na Web.
Compressão: Automática. Uma versão melhorada da compressão do GIF.
Desvantagens: Muitos programas gráficos ainda não tem suporte a PNG.
Cores: Qualquer número de cores de 2 a 256; milhares ou milhões.

Como abrir

Existem programas aos montes que suportam todas essas extensões (ou parte delas). O mais famoso, e utilizado por profissionais em arte gráfica, é o Photoshop. Com ele, pode-se abrir todos esses formatos sem qualquer problema.

Se você freqüentemente recebe imagens em diversos formatos que não podem ser abertos em programas padrões do Windows, mas acha que o Photoshop é muita areia para o seu caminhão, saiba que existem vários sharewares para conversão de imagens na Internet. Você pode achá-los aos montes em sites de downloads.

Para visualizar arquivos .GIF e .JPEG não é problema. O RealAudio G2, além de reproduzir áudio, por incrível que pareça, também é uma boa ferramenta para abrir imagens em JPEG e GIF. O problema é que ele não consegue salvar imagens nem convertê-las em um novo formato. Esses mesmos tipos de arquivos também podem ser abertos no seu navegador, tanto o Internet Explorer quanto o Netscape Navigator, por exemplo. O Imaging que vem junto com as versões 95 e 98 do Windows, também é capaze de abrir e converter muitos dos formatos acima. MAGNET

Bitmap (mapa de bits): em poucas palavras, uma imagem subdividida em pontos coloridos (pixels). É como se visualizam as fotografias. Programas de edição de imagens, como o Photoshop, trabalham em bitmap.

Desenho vetorial (curvas): a descrição geométrica de uma figura, por meio de coordenadas de pontos e curvas (os tais vetores).

Resolução: a relação entre a quantidade de pixels que compõem uma imagem e a área da imagem. Quanto maior a resolução, maiores a nitidez e o tamanho do arquivo.

Canais alfa: máscaras de recorte ou seleção que podem ser criadas e salvas no mesmo documento da imagem, nos formatos TIFF e Photoshop.

PostScript: a principal linguagem de comunicação entre computadores e impressoras. É o fundamento dos programas de ilustração modernos e da editoração gráfica em geral.

Copyright © 1999 MAGNET
Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.