Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Conheça o acesso à Internet através da água

Segunda, 10 de setembro de 2001, 13h24
Imagine poder acessar a Internet usando a rede hidráulica existente em sua casa, sem necessidade de pagar provedores tradicionais ou conta telefônica. Com uma velocidade maior do que a de qualquer outro sistema de transmissão de dados existente e a possibilidade de compartilhar a conexão com vários computadores. E tudo isso a um custo mensal que vai de R$ 9,00 para conexões de 256 Kbps a R$ 34,00 para velocidades de 1,5 Mbps e custo adicional único de RS 16,00, que inclui os serviços e o modem (chamado de WaterModem). Fabuloso, não?

Exatamente: isto é uma fábula! O trote começou a circular recentemente no Brasil a partir de um suposto representante nacional da WaterNet, uma empresa holandesa que estaria desenvolvendo o acesso à Internet através da água. Nem a empresa existe, nem o seu representante, e toda a história é fictícia. Mas InfoGuerra já recebeu mensagens perguntando sobre a veracidade do sistema e listas de discussão já começam a apresentá-lo.

O site brasileiro da WaterNet traz até fotos do “modem” e de um computador adaptado e um formulário de inscrição para os interessados. O texto tem trechos hilariantes, como o que fala sobre a possibilidade de “compartilhar a conexão entre vários micros domésticos, desde que todos tenham acesso a uma torneira”. O programa de proteção do sistema, chamado de waterwall (um trocadilho com firewall); a alusão a “realmente surfar na Internet”; e a informação de que “no Brasil o alto índice de cloro encontrado na água aumenta a velocidade de transmissão em até 10% em relação à da Holanda”.

Na verdade, tudo não passa de mais uma das brincadeiras anuais de primeiro de abril da revista de tecnologia Red Herring. O texto brasileiro é uma adaptação do artigo “Digital Canals”, publicado em 20 de março deste ano na versão impressa e, em primeiro de abril, na versão online, com o nome de Can digital canals route Internet traffic? (algo como "Encanamentos digitais podem transferir dados na Internet?").

O artigo dá várias indicações de que se trata de um hoax (boato, trote), como o nome da pesquisa — Dutch Retrograde Internet Project, ou seja, Projeto Internet Retrógrada Holandesa —, ou a afirmação de que o responsável pelo projeto, um certo Dennis De Boer, pretende, com o auxílio da nanotecnologia, transformar literalmente água em vinho.

A revista também registrou e criou um site, com o nome de Dutchwater, especialmente para apresentar o sistema. Quando se clica em certas páginas do site, pelo menos atualmente, aparece a informação de que se trata de uma pegadinha de primeiro de abril.

Mesmo assim, muita gente engoliu a história. Basta ver a seção de cartas da revista. Segundo seus editores, o site da fictícia WaterNet recebeu mais de 50 mil pageviews em duas semanas. O mais irônico é constatar o hoax reproduzido em lugares como um site de informações sobre o Parque Livingston, nos EUA, ou em listas como NetPlus, que fornece dicas de negócios e marketing.

As fotos apresentadas pela página brasileira não existem na versão da Red Herring e foram retiradas de um site britânico que, apesar de trazer o nome Zytec em seu domínio, aparentemente não tem nada a ver com a empresa. As imagens fazem parte de montagens domésticas de sistemas computadorizados refrigerados a água, estes sim existentes, e com dezenas de adeptos pelo mundo.

A página inicial do site traz apenas a inscrição "BladeRunner", o mesmo nome do moderador de um fórum do site HardwareCentral, que disponibilizou algumas fotos e explicações sobre seu invento. As páginas intermediárias trazem dezenas de imagens, com extensões .jpg e .gif, de circuitos adaptados com mangueiras, canos e torneiras. As duas fotos específicas podem ser vistas aqui e aqui.

A página do "representante" da WaterNet, hospedada no hpG, não traz nenhuma referência ao seu criador, nem informa qualquer meio de contato. O endereço só tem o objetivo de criar rumores. Até o formulário para preenchimento dos interessados é apenas figurativo, o que impede o autor da piada de dar umas boas risadas. Se o formulário estivesse funcionando normalmente, é bem provável que ele ou ela recebesse vários pedidos de WaterNet.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.