Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Boato por e-mail diz que orientais comem fetos humanos

Terça, 28 de agosto de 2001, 13h10
Era só uma questão de tempo até que um novo e chocante boato que está se espalhando pela Internet fosse traduzido para o português. Trata-se de uma mensagem que fala de fetos humanos que estariam sendo comercializados e “degustados” em Taiwan, na China, e em outros países asiáticos.

O canibalismo já foi, anteriormente, tema de hoaxes (histórias falsas). Mas neste caso os autores resolveram ser mais drásticos: além da acusação de canibalismo imputada aos povos orientais, o e-mail vem com uma série de fotos em anexo, mostrando como o feto é preparado para ser servido.

A mensagem que chegou até a redação de InfoGuerra diz que os fetos mortos poderiam ser comprados por US$ 50 a US$ 70 em hospitais de Taiwan, e que esse comércio teria nascido de uma demanda por bebês grelhados e assados.

Certamente a história é um boato. Segundo David Emery, um especialista na detecção de hoaxes, as histórias de canibalismo sempre existiram. Na maioria das vezes nascem como forma de ataque a uma cultura, uma religião ou uma ideologia contrária. Por exemplo, os gregos acusavam os judeus de canibalismo, os romanos acusavam os cristãos, os fascistas acusavam os comunistas, e assim por diante.

O que Emery não consegue afirmar é se as imagens anexadas ao e-mail são verdadeiras ou falsas. De fato, não se pode negar que são muito reais. E, deve-se avisar ao leitor, é preciso ter muito estômago para "digeri-las", tal a sua veracidade.

O que se sabe é que as fotos foram feitas por um artista conceitual chinês chamado Zhu Yu. Ele as apresentou em uma exposição numa galeria underground, depois de terem sido rejeitadas pela curadoria da Bienal de Shangai do ano 2000. Zhu afirma que os fetos vistos nas fotos eram reais, e que foram roubados de uma escola de medicina. Há, no entanto, a hipótese de que o artista tenha forjado os fetos, usando bonecos e carcaças de animais.

Mas o mais impressionante nesta história é que os autores dos hoaxes estão aperfeiçoando cada vez mais as suas obras. Há, por exemplo, sites com listas de preço para a carne humana, receitas as mais variadas para a preparação da iguaria, e por aí vai.

Parece que essa natureza macabra dos boatos na Internet é uma fórmula de sucesso. O gosto pelo hediondo, que há tanto tempo toma conta das notícias de jornais e televisão, não poderia deixar de criar sua ramificação na rede.

Veja abaixo a cópia da mensagem, como sempre sem que os erros tenham sido corrigidos. E, se tiver coragem e curiosidade suficientes, clique aqui para ver as imagens.

IMPRESSIONANTE !!!!!!
Se isto for verdade é um absurdo!!!!!!!
O q vc vai testemunhar aqui é fato, não fique assustado!
"É a comida do momento em Taiwan..."
Em Taiwan, bebês mortos ou fetos podem ser comprados por $50 a $70 de hospitais, para churrascos e grelhados.

Que triste...

Por favor, repasse essa msg para qts pessoas puder, para q seja vista pelo mundo todo e para q alguém faça algo. É algo contra a raça humana e a menos q nós, pessoas do planeta, nos unirmos para impedir essa porcaria, isso nunca vai acabar.

Priscila Perdoncini

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.