Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Boato por e-mail agora vem em Power Point

Sexta, 03 de agosto de 2001, 15h15
Você conhece aquela corrente por e-mail que fala de uma criança com câncer que receberá uma ajuda monetária para cada mensagem que for repassada a outras pessoas? Certamente, pois esta é uma das correntes mais antigas da Internet. Acontece que ela está de volta, porém com uma inovação tecnológica. Para melhor convencer os incautos, o texto não é mais escrito no corpo da mensagem. Agora, a história é apresentada como um slide show no formato Microsoft Power Point.

O slide vem como um arquivo anexado ao e-mail. Quem clicar no arquivo, verá a tela do computador ser preenchida com a imagem de um inocente bebê dormindo entre as nuvens. Por cima desta imagem, corre o texto.

O hoax (boato) diz que o e-mail veio do “Grupo de Soliedariedade do Hospital Albert Einstein”. Diz também que a garotinha que aparece ao fundo está com câncer e tem apenas mais seis meses de vida. No entanto, se você repassar o e-mail para o maior número possível de pessoas, a criança poderá ter uma chance: a Associação Americana contra o Câncer doará três centavos para cada mensagem enviada.

A história é mais do que manjada. Há mais de um ano, o professor Gevilacio Moura, que possui um site sobre hoaxes, já havia catalogado um e-mail com texto semelhante. Uma adaptação do mesmo boato circula pelo Estados Unidos pelo menos desde 1999 e já foi citada pelo escritor especializado David Emery. O que é novo mesmo é o slide.

O Hospital Albert Einstein foi obrigado a publicar um esclarecimento em seu site desmentindo o boato. Um dos trechos do alerta diz o seguinte sobre o e-mail: “A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Israelita Albert Einstein esclarece que se trata de um ‘spam’ (corrente por e-mail) e que seu nome é citado indevidamente na referida mensagem”. Pelo resto do texto percebe-se também que o referido "Grupo de Solidariedade” do hospital nem sequer existe.

Este exemplo mostra que, às vezes, basta uma simples visita ao site das empresas ou instituições citadas para se perceber que tudo não passa de um engodo. Para fazer o download do melodramático slide (Cancer.pps), testado com três antivírus diferentes e atualizados, clique aqui.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.