Informática» Notícias

Ibest 2001
Vote no Terra Informática

Notícias

Download

Análises

Shopping

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

ZDNet

Notícias

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Terra Games

Outerspace

Gamespot

Colunistas

Sandra Pecis


MP3Box

Personal Web

Macmania

Busca
digite + enter


Terra Busca

Vírus ataca disfarçado de Anna Kournikova

Segunda, 12 de fevereiro de 2001, 23h02min
Várias empresas antivírus estão alertando os usuários, hoje, para o surto do vírus VBS/SST-A, também chamado de Kalamar.A, Calamar e Anna Kournikova. O vírus utiliza-se de um artifício para infectar as máquinas: tenta enganar os usuários fazendo-se passar por uma foto da tenista russa Anna Kournikova. Mesmo quem não é fã de tênis, pode sentir-se tentado a abrir o arquivo e apreciar a foto da bela jogadora, mas não deve fazê-lo, pois a imagem não existe. As Informações são do site InfoGuerra.

Classificado como um worm (que se propaga pela rede e se autoduplica) de Visual Basic Script, a praga chega em uma mensagem de e-mail com as seguintes características:

Linha de assunto: Here you have, ;o)

Corpo da mensagem: Hi: Check this!

Anexo: AnnaKournikova.jpg.vbs

Se o anexo for executado, o worm envia uma cópia de si mesmo a todos os contatos da lista de endereços do Outlook da máquina infectada. Também se instala no diretório Windows com o nome "AnnaKournikova.jpg.vbs" e modifica o registro, criando uma entrada chamada "HKEY_CURRENT_USER \Software\OnTheFly". No dia 26 de janeiro, o worm tenta se conectar ao site www.dynabyte.nl, na Holanda.

Segundo a McAfee, o risco de contaminação é alto. Descoberto em agosto do ano passado, só agora o worm está bastante ativo. A empresa também alerta para o fato de que a praga foi criada por uma ferramenta geradora de vírus, por isso suas ações podem variar. As mais comuns, no entanto, são as que estão descritas acima.

Apesar de não ser destrutivo, o vírus pode congestionar as comunicações eletrônicas. Segundo a Message Labs, especializada em filtrar conteúdo em mensagens de e-mail, a taxa de infecção pelo "Anna Kournikova" nas primeiras horas do surto tem sido duas vezes maior do que a observada com o "I Love You", em maio do ano passado.

Para se ter uma idéia, às 13 horas de hoje (nos Estados Unidos), a empresa havia interceptado quatro mensagens infectadas pelo vírus. Às 16 horas já eram 1530 mensagens e às 17 horas, 3519. Portanto, se você receber um e-mail com o vírus, simplesmente delete a mensagem sem abrir o arquivo anexado.

A Sophos, que também lançou um alerta aos usuários, afirma que recebeu vários relatos de infecção pelo vírus ao redor do mundo. "Este vírus é o mais recente a explorar a psicologia para se espalhar entre usuários ingênuos", disse o consultor de tecnologia da Sophos, Graham Cluley.

"Fotos de Anna Kournikova estão entre as mais populares na Internet. Nossa mensagem aos usuários de computador é simples — pense com seu cérebro, não com sua virilha", ironizou.

Leia também
Como desativar o vírus Kournikova
Kournikova aproxima usuários de e-mail
Vírus de tenista continua se espalhando
Kournikova invade a Austrália

Volta para a capa | Volta para as notícias

Fórum
Deixe sua opinião sobre esta notícia

Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.