PUBLICIDADE

Total War: Rome Remastered é porta de entrada para a série

Jogo que estabeleceu franquia Total War ganha versão com gráficos de ponta e muito conteúdo

22 mai 2021 10h46
| atualizado às 10h48
ver comentários
Publicidade
Total War: Rome Remastered
Total War: Rome Remastered
Foto: Sega / Divulgação

Total War: Rome Remastered traz de volta aos computadores o jogo que definiu uma das principais franquias de estratégia da atualidade, com gráficos refeitos em resolução 4K e muitas melhorias visuais e também no gameplay. 

O pacote completo é extremamente generoso para o consumidor: ele inclui o jogo original  devidamente remasterizado para rodar bonito nos computadores atuais, junto com as expansões Barbarian Invasion e Alexander. O jogo suporta resoluçao 4K, monitores ultrawide, tem uma câmera atualizada e alguns ajustes na interface.

Do lado da jogabilidade, há dezesseis facções adicionais para controlar, que não eram jogáveis no game original, e é possível escolher com quem jogar desde o início: no Rome: Total War original, era preciso derrotar uma facção antes de começar a campanha com ela. Poder selecionar sua facção preferida logo de cara é uma boa notícia para os veteranos que retornam ao game. O jogo também tem um modo arcade em que as batalhas são menos impactadas pelo vigor das unidades.

Outra boa notícia para estes legionários calejados é que o jogo foi lançado pela metade do preço para quem já possui o game original - e é possível até ativar o código de cópias em disco no Steam para obter o desconto.

A trilha sonora também passou por uma remasterização e os temas de batalha se destacam como alguns dos melhores da série Total War. E definitivamente, os discursos antes do combate começar deveriam estar presentes em todos os jogos.

Ambientação clássica

Total War: Rome Remastered
Total War: Rome Remastered
Foto: Sega / Divulgação

Roma é uma ambientação fácil de entender e muito atraente, com as legiões e generais romanos, os eternos inimigos gauleses e tudo o que aprendemos nos livros de História, ou em filmes como Gladiador. Assim, é fácil para o jogador se envolver no comando de seus próprios exércitos, assumindo o papel de César, Brutus ou outro comandante.

Mas a produtora Feral Interactive não se limitou a remasterizar o clássico: um novo agente foi adicionado ao rol de unidades especiais: ao lado do diplomata e do espião, agora há o mercador. Ele pode ser recrutado em qualquer cidade e é usado para estabelecer rotas e tratados de comércio.

Jogadores espertos logo conseguem enxergar o potencial do mercador para monopolizar recursos e prejudicar financeiramente seus oponentes, privando-os do acesso a certos recursos. Tudo para a grandeza do Império Romano, é claro.

Nem tudo é perfeito: o jogo tem algumas falhas na inteligência das tropas que acabam afetando o desenrolar das batalhas, especialmente nas dificuldades mais baixas. Jogando no nível "Normal", mais de uma vez senti que os inimigos se comportavam de forma contida até demais, esperando que eu posicionasse minhas tropas quando poderiam me atacar, ou fugindo de um ataque mas sem nunca sair do alcance das flechas, por exemplo. Se você se sentir confortável com o jogo, recomendo muito partir logo para os níveis mais altos de dificuldade.

Retorno às origens

Jogadores que já estão acostumados com os jogos Total War Warhammer ou Three Kindgoms, podem achar Rome Remastered um jogo meio lento às vezes. A franquia evoluiu muito desde os dias da Roma Antiga e experimentar esta remasterização é como retornar às origens - e perceber o quanto Total War mudou ao longo dos anos, sem perder sua essência.

Para os veteranos, é uma segunda chance de conquistar o Império Romano. Para quem conheceu a franquia nos jogos mais recentes, Rome Remastered é  uma verdadeira aula de História, não só pela ambientação clássica, mas por permitir ver como a série evoluiu desde o lançamento original em um distante 2004 - e pode ser uma ótima porta de entrada para quem nunca experimentou um jogo da série antes, mas tinha curiosidade.

Total War: Rome Remastered - Nota 8
Total War: Rome Remastered - Nota 8
Foto: Game On/Sega / Divulgação

A análise foi feita no PC, com uma cópia gentilmente cedida pela Sega.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade