PUBLICIDADE

Stream Battle BB mostra diversidade do cenário de criadores

Grupo de streamers que venceu concurso tem perfil com "a cara" do gamer brasileiro

23 nov 2021 16h34
ver comentários
Publicidade
Stream Battle BB mostra diversidade do cenário de criadores:

O sonho de se tornar streamer está presente na vida de muitos jovens do século XXI. A profissão que era considerada "do futuro" há menos de cinco anos, vem ganhando cada vez mais adeptos internet afora. Pensando nisso, o Banco do Brasil criou uma competição totalmente voltada para os criadores de conteúdo com menor audiência.

Depois três meses de desafios, o Squad BB ganhou seis novos integrantes: Gustavo "Gargulaex", Cyntia "iMaryCn", Leonardo "MarottaH", Marcos Alef Cirilo, Allan "Turma do Cururu" e Bruna "Ithuriana". Os escolhidos do público levaram a melhor entre mais de 2 mil inscritos. Uma seleção que representa bem o cenário heterogêneo de criadores de conteúdo e streamers.

Apesar de as principais figuras nos games serem homens brancos, eles representam apenas uma parte dos jogadores brasileiros. Segundo a Pesquisa Game Brasil, 51% do cenário é composto por pessoas do gênero feminino, enquanto mais da metade (50,3%) se identificam como pardos ou pretos. Aliás, a maior parte dos gamers não possuem alto poder aquisitivo.

Pesquisa Game Brasil 2021: diferença de gênero
Pesquisa Game Brasil 2021: diferença de gênero
Foto: Divulgação/PGB
Segundo a Pesquisa Game Brasil, 51% do cenário é composto por pessoas do gênero feminino, enquanto mais da metade (50,3%) se identificam como pardos ou pretos
Segundo a Pesquisa Game Brasil, 51% do cenário é composto por pessoas do gênero feminino, enquanto mais da metade (50,3%) se identificam como pardos ou pretos
Foto: Divulgação/PGB

Ou seja, há a necessidade de mostrar a diversidade presente neste mercado, mesmo que essas pessoas "fora do padrão" demorem muito mais para ter seu trabalho mostrado.

"Quando a gente inaugura um posicionamento absolutamente contemporâneo... São muitos atores, eu diria, que a gente precisa colocar em cena. Mas esse primeiro time que se formou, os 12 [que chegaram até a final] formam uma família super heterogênea, diversificada e que representa muito o jovem brasileiro", afirmou Tadeu Figueiró, gerente Executivo do Banco do Brasil.

"A gente ficou muito feliz com isso. Não tinha como saber que seria tão bom", acrescentou.

O torneio faz parte da estratégia do banco em fomentar a indústria dos games e um dos pilares deste plano é oferecer oportunidade para que vários talentos sejam descobertos e lançados no cenário brasileiro.

Os vencedores ganharam um "setup gamer" no valor de mais de R$ 9 mil e farão parte de um programa de capacitação profissional.

Squad BB ganhou seis novos integrantes
Squad BB ganhou seis novos integrantes
Foto: Divulgação/Carlo Ferreri

Conheça os vencedores

- Bruna "Ithuriana" Gabriela. Apaixonada por games desde os três anos de idade, a jovem de Brasília começou a produzir conteúdo para internet em maio de 2020, por sugestão de amigos. Hoje, ela é um sucesso no TikTok, onde possui mais de 230 mil seguidores, sonhava em vencer o SBBB e se tornar uma das principais streamers do país.

- Marcos Alef Cirilo. O jovem morador de Barra Mansa, no Estado do RJ, sempre buscou trabalhar com conteúdo. Sua primeira tentativa, em 2018, não deu muito certo, principalmente pela falta de estrutura. Em 2020 voltou com as lives e agora tem o sonho de viver como streamer.

- Allan "Turma do Cururu" Faria. O carioca da "gema" começou a fazer lives em janeiro de 2021 e não parou mais. O jovem divide seu tempo entre dar aulas em escolas, fazer pós-graduação e produzir conteúdo para as redes sociais. Seus maiores sonhos: vencer a competição e abraçar a carreira de streamer.

- Leonardo "MarottaH" Henrique. O mineiro, morador de BH, começou a fazer lives no começo de 2021. Seu maior sonho é poder ensinar e ajudar, produzindo conteúdos didáticos de música e informática.

- Gustavo "Gargulaex" Santos. Sonhando em poder viver da criação de conteúdo, o baiano de Conceição do Coité começou nas lives em 2018. Gargulaex se destaca pela espontaneidade e criatividade com que interage com seu público. O jovem também faz sucesso no Tiktok, onde possui mais de 200 mil seguidores.

- Cyntia "iMaryCn" Noemi. A jovem moradora de Curitiba faz lives desde o começo da pandemia e tem como maior objetivo fazer conteúdos mais profissionais, ganhar visibilidade e representatividade no universo gamer. A streamer se destaca pela gameplay aleatória, cheia de sustos e risadas, mas sempre com muito amor envolvido.

 

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade