PUBLICIDADE

Power Glove, Zapper, Kinect; relembre os controles de movimento

26 mai 2011 11h47
| atualizado em 10/4/2013 às 16h16
Publicidade

Do Power Glove, o primeiro controle periférico desenvolvido para o NES, até o sensor de movimentos, que dispensa o uso de controles, o Kinect do Xbox 360, muitos anos se passaram e muitas novas tecnologias foram aprimoradas. Relembre os principais acessórios de interação com os videogames no decorrer dos anos.

Power Glove feito para o NES foi o pioneiro dos controles de movimento
Power Glove feito para o NES foi o pioneiro dos controles de movimento
Foto: Divulgação

» Veja imagens dos controles de movimento
» Jogue games online

Power Glove
A Power Glove foi criada para o Nintendo Entertainment System, também conhecido como NES, e foi o primeiro controle periférico a recriar os movimentos da mão humana na tela de determinado jogo. Apesar de pioneira, a Power Glove sofreu com as críticas de imprecisão e dificuldade de manusear o controle.

Zapper
A pistola Zapper, também desenvolvida para o NES, era uma arma de brinquedo que permitia ao jogador interagir atirando em alvos de diferentes jogos.

Ligh Phaser
A Light Phaser foi uma pistola de luz criada para o SEGA Master System e possuía uma precisão maior do que a Zapper da Nintendo, apesar de ser mais pesada. Curiosamente, a SEGA foi pressionada a alterar a pistola devido à policia alegar que o produto poderia ser confundido com uma arma de verdade.

SEGA 3D Glasses
Os óculos 3D da SEGA desenvolvidos para o Master System tinham o intuito de apresentar imagens em terceira dimensão nos jogos do console da SEGA.

Tapete de Dança
Uma febre nos fliperamas, o tapete de dança permitia ao jogador acompanhar coreografias junto a diversas músicas. O jogador tinha que pisar nos locais certos conforme apareciam na tela para somar pontos. Após um tempo, este acessório começou a ser comercializado junto a jogos para os consoles da época.

Tony Hawk: Ride
A famosa franquia do skatista Tony Hawk ganhou mais um game, mas desta vez o jogo acompanhava um skate com sensores de movimento para o jogador interagir tendo que efetivamente ensaiar manobras em cima da prancha.

Wii
O console da Nintendo inovou tirando de linha os controles "básicos" para inserir um controle no qual o jogador deveria movimentar os braços em alguns jogos para poder realizar certas ações.

Acessórios para o Wii
Além do controle de movimento, diversos acessórios foram desenvolvidos para ajudar o jogador a simular melhor as ações de determinados games, por exemplo, suportes como o volante para jogos como Mario Kart Wii, o taco de golfe, a raquete de tênis e o taco de baseball.

Wii Fit
O jogo para o Wii foi desenvolvido com o intuito do jogador se exercitar utilizando o Wii Balance Board, uma plataforma que captava os movimentos do jogador e mostrava seus resultados na tela, além de ajudar a calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) do usuário.

Guitar Hero, Rock Band e seus acessórios
As séries de grande sucesso entre os jogadores desenvolveram produtos que ajudavam na sensação de realismo de tocar cada música. O usuário possui a chance de tocar uma guitarra, bateria e até um microfone feitos especialmente para o jogo, onde deverá acertar os botões na ordem correta para somar pontuação.

Cockpit
Para auxiliar na sensação de realismo dos games de corrida, diversas empresas desenvolveram kits com volante, marcha, controles de aceleração, freio e embreagem em alguns casos. Sendo que outras empresas iam além e desenvolviam um cockpit completo com cadeira de piloto e os controles citados anteriormente ajustados para simular um veículo de corrida de verdade.

PlayStation Move
O controle de movimentos desenvolvido para o PlayStation 3 permite ao jogador interagir com determinados jogos compatíveis com o mesmo utilizando do corpo e, principalmente, do movimento dos braços para realizar diversos movimentos. A comparação com o controle de movimentos do Wii foi inevitável, alguns chegando até a chamar o PS Move de "controle do Wii melhorado".

PS Move Sharp Shooter
O suporte, em formato de arma desenvolvido como uma forma de acoplar o PS Move e o controle de navegação, foi feito como um meio diferente de jogar games de ação em primeira pessoa (FPS). A Sharp Shooter conta com botões de "reload" (recarregar) na posição onde ficaria um cartucho em uma arma de verdade, além de opção de alterar de tiro simples, ou um tiro por vez, para tiros rápidos, como uma metralhadora.

Kinect
O sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft para o Xbox 360 fez com que o jogador abandonasse os controles e utilizasse somente o corpo como forma de interagir com determinados jogos, tendo que pular, abaixar, correr no lugar entre diversas outras ações que o Kinect captura e reproduz na tela.

Razer Hydra
O Razer Hydra é um controle de movimentos feito para PCs, permitindo que os usuários usem movimentos feitos com o próprio corpo para acionar comandos no computador.

Rocksmith
Depois de tocar uma guitarra com botões, a Ubisoft desenvolveu um game onde o jogador deve tocar o instrumento real e acompanhar as notas na tela para conseguir pontuações. A empresa ainda prometeu que não é imprescindível saber tocar guitarra para poder jogar Rocksmith.

Fonte: Terra
Publicidade