PUBLICIDADE

Saints Row: Relembre os jogos da série de ação

Como a série de games que queria desafiar GTA achou seu próprio caminho

28 jul 2022 - 12h22
Ver comentários
Publicidade
Saints Row retorna em 2022 com um reboot mais 'pé no chão'
Saints Row retorna em 2022 com um reboot mais 'pé no chão'
Foto: Volition / Divulgação

De tempos em tempos, alguns jogos fazem tanto sucesso que todo estúdio tenta criar algo parecido. Foi assim com a franquia Grand Theft Auto, da Rockstar, que dominou os consoles no começo dos anos 2000. O sucesso de GTA III, Vice City e San Andreas inspirou muitas cópias, mas Saints Row se destacou e, com o passar dos anos, encontrou sua própria identidade.

Com um reboot chegando em agosto para PC e consoles, Saints Row conquistou seu espaço no mundo dos games e uma comunidade fiel que adora as aventuras insanas da gangue que não conhece limites para seus crimes mirabolantes e nem para a zoeira.

Relembre a trajetória de Saints Row e como a série da Volition marcou seu território no disputado gênero dos jogos de mundo aberto e malandragem:

Saints Row (2006)

O primeiro jogo da série, Saints Row, é um clone assumido dos games de sucesso da Rockstar, mas com um foco maior na guerra de gangues e na personalização do personagem do jogador. 

No jogo, um jovem chamado de 'Playa' é pego no fogo cruzado entre as gangues de rua da fictícia Stillwater e após ser resgatado por Julius Little, é recrutado para a gangue Third Street Saints (o grupo se reúne em uma igreja, daí o nome). A gangue é formada por vários personagens carismáticos e o jogador sobe na carreira criminosa conforme vai derrotando os rivais Los Carnales, Vice Kings e Westside Rollerz pelo controle de Stillwater. 

Saints Row 2 (2011)

Cinco anos depois, o personagem do jogador (que agora também pode ser uma mulher) volta para Stillwater como 'The Boss', o chefe dos Third Street Saints. Junto com o colega Johnny Gats, a gangue recruta Pierce Washington e Shaundi e armam golpes incríveis para garantir que as outras facções saibam quem realmente manda na cidade.

Nas expansões do jogo, os Saints encararam uma guerra com a corporação Ultor (da franquia Red Faction) e uma companhia de mercenários. Após esses conflitos, a gangue terminou a saga de Saints Row II no comando de uma das maiores multinacionais do planeta - preparando o terreno para a escalada no nível de poder e caos que viria nos jogos seguintes.

Saints Row: The Third (2014)

Este é o jogo que transformou Saints Row em uma franquia realmente única, que combinou a ação em mundo aberto e os personagens marcantes da gangue com uma abordagem mais explosiva e escrachada do que qualquer outro jogo do gênero.

A trama acompanha a gangue, agora verdadeiras celebridades da mídia, em busca de vingança pela morte de Johnny Gat após um assalto a banco que deu errado. O jogador controla The Boss e junto com Pierce e Shaundi lutam contra as facções em uma nova cidade, Steelport. Outros personagens se juntam ao grupo, como Oleg Kirrlov, Angel De LaMuerte e Kinzie Kensington. 

Seus objetivos vão desde destruir o Sindicato, acabar com a força-tarefa policial Special Tactical Anti-Gang Unit e deter um apocalipse zumbi, afinal, ninguém se mete com os Saints e sai ileso da briga.

Saints Row III ganhou uma versão remasterizada em 2021, para PC e outras plataformas atuais.

Saints Row IV (2019)

Famosos mundialmente pelos seus crimes e por impedir o apocalipse zumbi, os Saints salvam os Estados Unidos de um ataque nuclear já nos primeiros minutos do quarto jogo. Em Saints Row IV, a gangue não é mais visa como bandidos por ninguém e sim como heróis nacionais. The Boss é eleito presidente dos EUA, bem a tempo de enfrentar uma invasão alienígena.

O jogador precisa resgatar seus antigos aliados aprisionados em uma simulação VR de Steelport - e por se tratar de uma realidade virtual, The Boss agora tem super poderes, vai entender. Para surpresa de todos, Jhonny Gat também está lá, pois ao invés de morrer no jogo anterior, ele teria sido abduzido pelos alienígenas! 

Com a gangue reunida, o jogador enfrenta os invasores e derrota o Imperador Zinyak, mas a Terra é destruída no processo - mas agora os Saints tem uma máquina do tempo! Como deu para ver, o nível de ação e loucura da série aumentou muito... mas ainda iria mais longe.

Saints Row Gat out of Hell (2015)

Em algum ponto do futuro, os Third Street Saints vivem em uma espaçonave como viajantes do tempo. Entediado, o grupo decide brincar com uma tábua de ouija (o infame 'jogo do copo') e acidentalmente, eles fazem contato com o próprio Satã! O diabo simpatiza com The Boss e anuncia que o líder da gangue vai se casar com sua filha Jezebel, teleportando o grupo para o Inferno contra sua vontade.

Pela primeira vez na série, o jogador assume o controle de outros personagens: é preciso escolher entre Johnny Gat ou Kinzie Kensington para se aventurar por New Hades e resgatar The Boss, usando seus recém-adquiridos poderes angelicais. Depois de derrotar Satã, Deus fica devendo uma para a gangue e Johnny Gat cobra esse favor para desfazer o apocalipse e restaurar a Terra, zerando a linha do tempo de Saints Row.

Agents of Mayhem (2017)

Um jogo meio esquecido pelos fãs de Saints Row, Agents of Mayhem trouxe uma proposta bem diferente para a franquia, mas não foi para a frente. Nessa nova realidade, Johnny Gat agora é um tenente da polícia de Seul. Junto com Kinzie, Oleg, Pierce e Matt Reeves - o ex-líder dos Deckers em Saints Row: The Third) e outros agentes de elite, ele luta para proteger o mundo da organização sombria LEGION e do seu líder, o Doutor Babylon.

Embora seja um jogo derivado, um 'spin-off' de Saints Row, o game deu prosseguimento a alguns enredos de Gat out of Hell e trouxe de volta a Ultor Corporation.

Saints Row (2022)

O jogo que chega em agosto para PC e consoles PlayStation e Xbox é um verdadeiro reboot da franquia, que preserva os elementos de personalização, ação e mundo aberto, assim como o senso de humor, mas com um foco bem mais pé no chão.

O jogador assume o papel de The Boss - e pode criar o personagem agora mesmo, com o app Boss Factory, disponível para download gratuito nas mesmas plataformas que receberão o game - e junto com seus amigos Neena, Kevin e Eli, vai disputar os territórios de Santo Ileso, uma cidade no sudoeste americano inspirada em Las Vegas. Para dominar o submundo do crime, os novos Saints vão precisar vencer Los Panteros, os Idols e as forças de segurança privada da Marshall Defense Industries.

O novo game pode não ter alienígenas, zumbis e nem colocar o jogador como presidente dos EUA, mas ainda assim promete doses elevadas de ação insana, seja com combates super explosivos, armas exageradas ou com veículos radicais. A exploração livre também inclui possibilidades como o uso de uma wingsuit para voar pelos céus de Santo Ileso em busca de segredos escondidos pela cidade.

Saints Row chega em 23 de agosto para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade